Busca avançada
Ano de início
Entree

Destino, interação e efeitos ecológicos de microplásticos e agrotóxicos em ambientes de água doce tropicais

Processo: 22/14293-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2023
Vigência (Término): 31 de agosto de 2025
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Cassiana Carolina Montagner
Beneficiário:Thandy Júnio da Silva Pinto
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50951-4 - INCT 2014: Tecnologias Analíticas Avançadas, AP.TEM
Assunto(s):Ciência ambiental   Água doce   Agrotóxicos   Microplásticos   Macroinvertebrados   Mesocosmos   Polietileno   Polipropilenos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carbendazim | Imidacloprido | macroinvertebrados | mesocosmos | polietileno | polipropileno | Ciências Ambientais

Resumo

Em áreas agrícolas convencionais, partículas de microplásticos (MPs) eventualmente entrarão em contato com os agrotóxicos aplicados nas lavouras. A interação entre MPs e agrotóxicos irá, provavelmente, impactar o destino ambiental desses contaminantes e os efeitos provocados aos organismos em ambientes aquáticos. Assim, o objetivo geral do projeto é avaliar a interação entre MPs e agrotóxicos e como essa interação interfere no ciclo de vida de invertebrados dulcícolas de diferentes hábitos alimentares, por meio de ensaios laboratoriais e de semicampo. Para esses experimentos, o inseticida imidacloprido e o fungicida carbendazim e MPs dos polímeros polietileno e polipropileno foram selecionados, uma vez que eles estão entre os mais detectados em corpos d'água brasileiros. A dinâmica de adsorção/dessorção entre os dois agrotóxicos com os MPs (previamente degradados) será determinada por experimentos de bancada e, posteriormente, em condições realísticas em semicampo (mesocosmos aquáticos). Os efeitos dos MPs e agrotóxicos, isolados e combinados, serão avaliados por diferentes ensaios (curta e longa duração) usando espécies de invertebrados bentônicos, em ensaios que permitirão delimitar efeitos na sobrevivência, crescimento, reprodução, reservas de energia e ingestão de MPs. Além disso, efeitos em diferentes aspectos comportamentais serão avaliados, para delimitação da capacidade dos organismos em identificar e evitar os contaminantes. Ademais, mesocosmos de 1500L serão usados para a avaliação do destino e interação dos MPs e agrotóxicos e a influência dos fatores bióticos e abióticos nesses processos. Os efeitos da contaminação por MP-agrotóxico na estrutura e diversidade funcional da comunidade de macroinvertebrados bentônicos também serão avaliados, além do mapeamento dos MPs dentro da cadeia trófica. Por meio de ensaios laboratoriais e de semicampo, será possível expandir as discussões acerca da poluição por MPs em áreas agrícolas, cujos efeitos ainda são pouco entendidos pela comunidade científica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALEXANDRE, DAVID SILVA; OGURA, ALLAN PRETTI; PINTO, THANDY JUNIO DA SILVA; SOARES, MATHEUS BORTOLANZA; ALLEONI, LUIS REYNALDO FERRACCIU; MONTAGNER, CASSIANA CAROLINA; ZACHARIAS, TELMA DE OLIVEIRA; DIAS, MARIANA AMARAL; ESPINDOLA, EVALDO LUIZ GAETA. Biochar from Sugarcane Straw Reduces the Toxicity of Soils Contaminated with 2,4-D and Fipronil, Isolated and in a Mixture, on Multispecies Microcosms. WATER AIR AND SOIL POLLUTION, v. 234, n. 10, p. 16-pg., . (22/14293-9, 15/18790-3, 21/14789-1, 22/08032-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.