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Convite às margens: o papel do toque na organização de interações envolvendo crianças autistas em contexto de educação infantil

Processo: 23/00907-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2023
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2025
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Indaiá de Santana Bassani
Beneficiário:Vitória Sellito de Melo
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Transtorno autístico   Interação social   Multimodalidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:autismo | Interação social | Multimodalidade | sociabilidade háptica | Toque | Multimodalidade na interação humana

Resumo

Este projeto visa examinar e sistematizar, a partir de uma perspectiva corporificada da interação social (STREECK, GOODWIN e LeBARON, 2011; MONDADA, 2014; EKSTRÖM e CEKAITE, 2020; CEKAITE, 2020), ocorrências de toques que desempenham papel na organização de interações naturalísticas envolvendo crianças autistas. Investigaremos se e como crianças autistas, clinicamente caracterizadas com comprometimento na comunicação e na interação social (DSM-5, 2014), e interlocutores não-autistas (adultos e crianças) apropriam-se de uma ecologia de ações corporificadas (MONDADA, 2014b) para coordenarem suas interações. O corpus da pesquisa serão interações em que ocorrem a emergência do toque entre crianças autistas e interlocutores em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI). As interações serão registradas em vídeo. Os registros serão segmentados, com auxílio do software de notação multimodal ELAN, e transcritos a partir de duas convenções de transcrição: a convenção multimodal proposta por Mondada (2019), para condutas corporificadas, e a convenção de Jefferson (2004), para condutas da fala. Os dados serão descritos e sistematizados a partir da tipologia de toques proposta por Bergnehr e Cekaite (2017). Os achados das análises serão cotejados e discutidos à luz dos estudos interacionais sobre o toque e à luz da perspectiva descritivo-interacional de interac'oes envolvendo sujeitos autistas acontecem (STERPONI et al., 2015; STERPONI e KIRBY, 2016; MAYNARD e TUROWETZ, 2017). Esta pesquisa contribui para a compreensão do uso do toque como um recurso sensorial e multimodal nas interações humanas e, mais especificamente, nas interações das quais participam crianças autistas.

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