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Marcas, influenciadoras digitais e a representação da mulher negra no Brasil

Processo: 23/07108-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2023
Vigência (Término): 31 de agosto de 2024
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Relações Públicas e Propaganda
Pesquisador responsável:Tarcisio Torres Silva
Beneficiário:Suellen Yasmin Xavier de Souza
Instituição Sede: Escola de Linguagem e Comunicação (ELC). Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Feminismo negro   Marcas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Feminismo Negro | influenciador digital | Instagram | Marcas | TikTok | Publicidade e Propaganda

Resumo

Em função da cobrança social por mais representatividade e diversidade em suas ações de comunicação, as marcas têm buscado se aproximar do público por meio de ações que envolvem influenciadores digitais que tenham em seu escopo comunicacional elementos socialmente responsáveis. Com o intuito de compreender melhor esse cenário a partir da perspectiva da representatividade de mulheres negras no país, este projeto direciona o olhar para a relação entre as marcas e influenciadoras negras no Brasil. Para tanto, busca compreender a discussão sobre o feminismo negro no país, assim como a maneira que historicamente as marcas representam as mulheres negras na publicidade. A análise será feita por meio de estudos de caso de influenciadoras previamente selecionadas no Instagram e no TikTok que tenham realizado ações de cunho publicitário. Com isso, pretendemos compreender melhor a relação das marcas com as mulheres negras no país, considerando as transformações no cenário midiático atual.

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