Busca avançada
Ano de início
Entree

Empoderar o professor inesquecível com o aplicativo Minia

Processo: 23/10752-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2024
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:André Ofenhejm Mascarenhas
Beneficiário:André Ofenhejm Mascarenhas
Empresa:Zetesis TI Educacional Ltda
CNAE: Educação superior - graduação e pós-graduação
Vinculado ao auxílio:23/05305-6 - Empoderar o professor inesquecível com o aplicativo Minia, AP.PIPE
Assunto(s):Educação   Administração   Ensino e aprendizagem   Tecnologia educacional   Aplicativos móveis
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino-aprendizagem | Educação; Administração

Resumo

A oportunidade de mercado com o minia.app advém da constatação de que a comunicação entre professores e alunos no ensino superior não funciona bem. A pesquisa tem como objetivo global levar aos professores uma solução inovadora em comunicação, cooperação e compartilhamento que tenha como resultado a substancial melhora na experiência do usuário, gerando autonomia e intensificando positivamente as experiências de ensinar e, consequentemente, oferecendo ao aluno uma melhor e mais empolgante experiência de aprender. Identificamos que a missão da Zetesis TI Educacional Ltda é colocar nas mãos de professores e alunos tecnologias que amplifiquem o poder da conectividade em ensino e aprendizagem, e valorizem o trabalho docente e suas carreiras. Trabalhamos com o conceito de "professor inesquecível", ou seja, aquele que facilita a aproximação entre o aprendiz e o objeto a ser conhecido por um vínculo afetivo positivo (Leite, 2018), e partimos do pressuposto de que todos os professores podem se tornar "inesquecíveis" com a atitude e as ferramentas adequadas. O minia.app será uma ferramenta a serviço da mediação pedagógica de qualidade, facilitando o estabelecimento de vínculos afetivos positivos entre os estudantes e os objetos de conhecimento. Minia.app cabe na mão, diferente dos agigantados LMS, e constrói o senso de comunidade das turmas de alunos do professor, para ensino presencial, híbrido e EaD. De fato, os cenários que florescem para a transformação do Ensino Superior apontam para uma presença profissional do professor muito mais fluida e ubíqua. Por isso, abraçamos a tarefa de desenvolver uma tecnologia capaz de apoiar a construção destes laços subjacentes à educação contemporânea, sempre a partir de um olhar congruente com o dia-a-dia do professor, sempre visando valorizar sua carreira. Nosso principal concorrente é o WhatsApp, que vem sendo adotado crescentemente para fins pedagógicos apesar de não ter este fim, e com muitas reclamações, como por exemplo a falta de privacidade. Minia.app resolve estes problemas. O objetivo geral desta Fase 1 será verificar a plena adequação da nossa solução ao problema identificado (problem/solution fit), para passar com segurança à etapa seguinte, a Fase 2, cujo objetivo será, buscar o melhor modelo de negócios (market/solution fit). Para isso nos propomos a realizar três testes de validação em simultâneo ao desenvolvimento da versão alfa do software: teste de protótipo de alta fidelidade, teste das premissas básicas do negócio, e teste de validação da versão alfa do app junto a usuários reais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)