Bolsa 23/08057-3 - Atividade comercial, Internet - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Micro e pequenas empresas no comércio eletrônico: uma aproximação teórico metodológica na geografia Norte Americana

Processo: 23/08057-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de março de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:María Mónica Arroyo
Beneficiário:Maria Fernanda Amorim Fossaluza
Supervisor: Matthew Zook
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Kentucky (UK), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:21/13193-8 - As novas geografias de comércio e consumo nas plataformas digitais: o caso da empresa Meta e aplicativos associados, BP.IC
Assunto(s):Atividade comercial   Internet   Comércio eletrônico   Microempresas   Pequenas empresas   Estados Unidos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comércio eletrônico | Espaço Geográfico | Micro e pequenos comerciantes | Plataformização | Geografia Econômica

Resumo

O desenvolvimento de atividades comerciais por meio da Internet é um fenômeno consolidado em todo mundo. Realizado a partir da associação de sistemas técnicos de informação, finanças e logística, o comércio eletrônico é uma atividade que imbrica as esferas concretas e virtuais do espaço geográfico, modificando as racionalidades e contingências que organizam espacialmente o comércio. A partir da última década, observa-se a massificação do acesso às tecnologias de informação e comunicação necessárias a realização dessa atividade. Esse processo realiza-se em um contexto de intensa concentração do mercado de softwares em um ambiente normativo ainda em disputa. Assim, roga-se a compreensão do impacto social dessas tecnologias como mediadoras do comércio, em especial do comércio local - estranho à racionalidade corporativista e datificada que organizam a Internet e o comércio eletrônico. Nesse sentido, intensificam-se as pesquisas em Geografia sobre a temática digital, embora ainda se encontram lacunas no que tange à produção de conhecimento sobre a participação no comércio eletrônico de agentes não hegemônicos. Dessa forma, propomos neste projeto de pesquisa a realização de um estágio supervisionado no exterior com destino a Universidade de Kentucky (Lexington, KU). Propomos a realização de uma investigação das abordagens teóricas e metodológicas sobre a presença de micro e pequenas empresas no comércio eletrônico dos Estados Unidos, em especial a observação desse fenômeno no centro-sudeste dos Estados Unidos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)