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Ensino superior e efeitos de ação afirmativa: evidência de uma universidade seletiva no Brasil

Processo: 23/10350-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2024
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia
Pesquisador responsável:Fernanda Gonçalves de La Fuente Estevan
Beneficiário:Gabriel Guimarães Leite
Supervisor: Philip Oreopoulos
Instituição Sede: Escola de Economia de São Paulo (EESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Toronto (U of T), Canadá  
Vinculado à bolsa:22/16306-0 - Ensino superior e efeitos de ação afirmativa: evidência de uma universidade seletiva no Brasil, BP.DR
Assunto(s):Ação afirmativa   Capital humano   Economia da educação   Qualidade do ensino   Ensino superior
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ação Afirmativa | Capital Humano | Qualidade do Ensino Superior | Retornos do Ensino Superior | Economia da Educação

Resumo

Este projeto pretende 1) investigar qual o impacto de longo prazo do ensino superior público seletivo nos resultados laborais dos estudantes de diferentes contextos socioeconômicos; 2) avaliar o efeito da ação afirmativa sobre rendimentos futuros entre beneficiários e não-beneficiários e 3) analisar se a admissão de alunos beneficiados pela política atua como mecanismo de "inspiração" para alunos mais jovens da mesma escola nos anos seguintes. Para atingir esses objetivos, este projeto utilizará uma base de dados centralizada, que combina os dados administrativos da UNICAMP, entre 1987 e 2020, às informações do mercado de trabalho formal (RAIS) e aos dados de participação societária (Receita Federal), de 2002 a 2018. Para estimar os efeitos de frequentar uma das universidades mais seletivas do Brasil no mercado de trabalho, pretende-se utilizar o método de regressões descontínuas para contornar vieses de variáveis não observáveis. O método se aproveita da identificação dos grupos de aprovados e não aprovados ao redor da nota de corte. Antes da implementação da política de ação afirmativa da universidade, investiga-se os retornos de se matricular na universidade de forma agregada, por características socioeconômicas e por tipo de curso. Após a implementação da política, pretende-se avaliar seus efeitos sobre os retornos entre os estudantes beneficiários e não-beneficiários. Por fim, pretende-se utilizar o método de regressões descontínuas para investigar se a admissão de beneficiários provenientes de escolas de ensino médio com nenhum (ou pouco) histórico de aprovações de seus alunos aumenta a demanda por vagas da universidade entre os pares mais jovens e menos favorecidos da mesma escola. Desse modo, este projeto almeja testar a hipótese de que o acesso ao ensino superior seletivo aumenta os rendimentos dos indivíduos, principalmente dos estudantes de nível socioeconômico menos favorecido. Além disso, pretende-se adicionar evidências sobre um possível spillover dessas políticas no contexto brasileiro. (AU)

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