Bolsa 23/07988-3 - Branch-price-and-cut, Problemas de roteamento de veículos - BV FAPESP
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Problema de roteamento de veículos com restrições de múltiplas mercadorias, entrega fracionada e emissão de poluentes: formulações e métodos exatos

Processo: 23/07988-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2023
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2024
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Pedro Augusto Munari Junior
Beneficiário:Kamyla Maria Ferreira
Supervisor: Claudia Archetti
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Ecole Supérieure des Sciences Économiques et Commerciales (ESSEC), França  
Vinculado à bolsa:22/10303-0 - Problema de roteamento de veículos com restrições de empacotamento, entrega fracionada e emissão de poluentes: modelos e algoritmos, BP.PD
Assunto(s):Branch-price-and-cut   Problemas de roteamento de veículos   Poluentes ambientais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:branch-price-and-cut | models | Multiple Commodities | Pollutant Emission | Split delivery | Vehicle routing problem | Roteamento de veículos

Resumo

Neste projeto, aborda-se o problema de roteamento de veículos com restrições de múltiplas mercadorias, entrega fracionada e emissão de dióxido de carbono (CO2), conhecido como GC-SDVRP (do inglês, Green Vehicle Routing Problem with Split Delivery and Commodity Constraint). O GC-SDVRP é uma nova variante do problema de roteamento de veículos que incorpora restrições práticas, como entrega fracionada, múltiplas mercadorias e emissão de CO2. Nesse problema, as demandas dos clientes são compostas de múltiplas mercadorias e um cliente pode ser visitado várias vezes, quando se faz vantajoso. Além disso, a demanda de um cliente por uma determinada mercadoria deve ser entregue por apenas um veículo para reduzir o incômodo do cliente. Por fim, o objetivo é reduzir a quantidade de emissões de CO2 produzidas pelo transporte de mercadorias para os clientes, introduzindo assim o requisito de sustentabilidade, que é altamente relevante. Pretende-se investigar e desenvolver novas formulações matemáticas e métodos branch-price-and-cut para o GC-SDVRP e variantes relacionadas. Portanto, espera-se contribuir com a introdução desse problema relevante e com a proposta de formulações matemáticas e abordagens eficazes de solução exata. (AU)

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