Bolsa 23/05737-3 - Aprendizagem, Ensino - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Mapeamento dos estudos sobre o ensino de vocabulário do inglês como língua estrangeira

Processo: 23/05737-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2024
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Cibele Cecílio de Faria Rozenfeld
Beneficiário:Bruna Karen do Prado
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Aprendizagem   Ensino   Língua inglesa   Multimodalidade   Vocabulário
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | contextualized teaching | English | English as a second language | Ensino | Ensino Contextualizado | learning | língua inglesa | multimodalidade | multimodality | teaching | vocabulário | vocabulary | Ensino de Vocabulário

Resumo

Ao longo dos anos, nota-se que as diferentes abordagens, os métodos e as técnicas de ensino de língua estrangeira (LE) visaram contribuir para a aprendizagem de novos idiomas de acordo com os interesses e aspectos contextuais da época, e, ao olharmos para paradigmas anteriores, podemos notar que o léxico sempre oscilou quanto à sua relevância em sala de aula. Com o advento da abordagem comunicativa, a aprendizagem de vocabulário, assim como das diferentes habilidades em língua estrangeira, em especial, na língua inglesa, ganharam maior espaço no contexto educacional. Porém, defendemos que professores e aprendizes ainda encontram dificuldades para ensinar ou adquirir um repertório lexical que permita maior liberdade e proficiência na língua. Isso acontece porque a aprendizagem do vocabulário é um processo complexo, que demanda práticas pedagógicas multifacetadas. Partindo desse pressuposto, com este projeto pretendemos realizar uma pesquisa bibliográfica, acerca de estudos desenvolvidos nos últimos dez anos (de 2013 a 2023), sobre os fatores que influenciam a aprendizagem de vocabulário em LE, e conhecer as formas multimodais utilizadas para ensino e aprendizagem lexical contextualizados. Desse modo, a pesquisa terá o intuito de compreender os processos envolvidos na aprendizagem e as possibilidades contemporâneas de práticas de sala de aula, bem como contribuir para a prática de ensino em LE e para as pesquisas da área.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)