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Desenvolvimento neurobiológico de crianças gêmeas: construção do paradigma de avaliação de função cognitiva em resposta ao estresse.

Processo: 23/12035-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2023
Vigência (Término): 31 de agosto de 2024
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Emma Otta
Beneficiário:Rafael Ricciardi de Albuquerque
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/02107-6 - Painel USP de gêmeos: pesquisas sobre comportamento, saúde e bem-estar de gêmeos, AP.TEM
Assunto(s):Desenvolvimento cognitivo   Estresse   Etologia humana   Funções executivas   Memória de curto prazo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desenvolvimento cognitivo | estresse | Etologia Humana | funções executivas | memória de trabalho | Desenvolvimento Cognitivo

Resumo

A bolsa de Iniciação está vinculada ao Projeto Temático "Painel USP de Gêmeos: Pesquisa sobre Comportamento, Saúde e Bem-Estar de Gêmeos", Processo FAPESP nº 2022/02107-6. Tem como perspectiva teórica o Modelo Ecobiodesenvolvimentista, segundo o qual crianças são impactadas no seu desenvolvimento por fatores de ordem biológica, psicológica e ambiental em diferentes gradações; e o Modelo de Suscetibilidade Diferencial em que indivíduos mais vulneráveis a estressores ambientais seriam também aqueles que se beneficiam mais de suporte que encontram no ambiente. Crianças que apresentam, desde cedo, uma neurobiologia moldada por uma resposta ao estresse de alta reatividade são mais propensas a ter problemas no ambiente doméstico e acadêmico que podem impactar sua trajetória escolar. Uma forma de investigar o desempenho das crianças é aplicar uma tarefa de função executiva, uma vez que ela é preditora de desenvolvimento acadêmico. O objetivo do bolsista será estudar a função cognitiva dentro da investigação de diferenças individuais de gêmeos no desenvolvimento cognitivo e na resposta ao estresse. Para isto, irá desenvolver o paradigma da tarefa de desenvolvimento de memória de trabalho (função executiva) via plataforma PsyToolKit, comparando o desempenho de gêmeos monozigóticos (MZ) e dizigóticos (DZ). A coleta de dados será realizada em dois momentos distintos com intervalo de nove meses. Além disso, o bolsista também irá coletar dados sobre a qualidade de vida destas crianças, usando a Escala Peds QL 4.0 validada para população brasileira. Espera-se que os gêmeos MZ apresentem um desempenho de memória de trabalho mais semelhante em comparação com DZ e que as crianças com maior qualidade de vida apresentem melhor desempenho nesta tarefa em comparação com aquelas com menor qualidade de vida.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
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