Bolsa 23/04670-2 - Análise do comportamento aplicada, Transtorno autístico - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Ensino de notas musicais com matching-to-sample informatizado para crianças típicas e atípicas

Processo: 23/04670-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de março de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Nassim Chamel Elias
Beneficiário:André Alves Santiago
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):24/05842-4 - Ensinando Discriminações Condicionais em Estímulos Musicais em Duas Claves usando Instrução Baseada em Equivalência, BE.EP.MS
Assunto(s):Análise do comportamento aplicada   Transtorno autístico   Educação especial   Equivalência de estímulos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise do comportamento aplicada | autismo | Educação Especial | ensino musical | equivalência de estímulos | matching-to-sample | Análise do Comportamento Aplicada

Resumo

O ensino baseado em equivalência tem sido utilizado para ensinar diversos tipos de relaçãoentre estímulos. Esse procedimento tem se mostrado eficiente para o ensino de indivíduoscom Transtorno do Espectro do Autismo, especialmente crianças. O objetivo dessa pesquisaserá verificar a eficácia do uso dessa tecnologia para ensinar relações entre o nome das setenotas musicais com a partitura das respectivas notas nas claves de fá e de sol. Também seráfeito o ensino dessas relações em um teclado musical. Esse processo utilizará cores definidaspara cada nota, que servirá para facilitar a associação entre a posição da nota no teclado e napartitura. Haverá também a retirada do preenchimento das cores (tanto nas notas da partituraquanto nas teclas do teclado) em quatro níveis para que haja o pareamento entre a posição danota e não da cor associada. Espera-se que o participante consiga discriminar os estímulosmusicais estando sob controle da posição da nota na partitura e no teclado.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)