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Educação infantil no município de Campinas em tempos de pandemia: desafios para o acolhimento e a garantia dos direitos dos bebês, crianças e famílias

Processo: 23/10414-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Vigência (Início): 01 de agosto de 2023
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2024
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Acordo de Cooperação: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Maria Aparecida Guedes Monção
Beneficiário:Christiane Aparecida dos Santos Machado
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/06986-4 - Educação infantil no município de Campinas em tempos de pandemia: desafios para o acolhimento e a garantia dos direitos dos bebês, crianças e famílias, AP.EP
Assunto(s):Educação infantil   Pandemias   COVID-19   Acolhimento   Convívio escolar   Práticas pedagógicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Infantil | Pandemia COVID-19 | Educação Infantil

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar os desafios vivenciados pelas profissionais de Educação Infantil no acolhimento das crianças e famílias no retorno do atendimento presencial durante a pandemia da Covid-19, visando à construção coletiva de práticas educativas que atendam as demandas desses sujeitos. Trata-se de uma pesquisa-ação que será realizada em dois Centros de Educação Infantil do Município de Campinas, envolvendo toda a comunidade escolar. Os procedimentos metodológicos para coletas de dados conjugam análise documental e grupos focais. Entre os resultados esperados, encontram-se: a constituição de prática educativas acolhedoras que respeitem os direitos e as necessidades dos bebês e das crianças pequenas, nesse período de pandemia; a qualificação da gestão democrática por meio do aperfeiçoamento do trabalho coletivo para atender as demandas apresentadas pelas crianças, professoras, agentes, equipe de apoio e famílias; a produção de conhecimento sobre a Educação Infantil no período da pandemia envolvendo as práticas educativas realizadas, as reflexões empreendidas e os referenciais teóricos adotados; a ampliação da participação das famílias no contexto educativo de modo a potencializar o compartilhamento da educação dos bebês e das crianças; o fortalecimento da pesquisa da prática educativa e da interlocução entre universidade e educação básica. (AU)

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