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Desenvolvimento profissional docente na escola pública: casos de ensino como estratégia formativa e investigativa

Processo: 23/09006-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Vigência (Início): 01 de agosto de 2023
Vigência (Término): 31 de julho de 2024
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Acordo de Cooperação: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Maria da Graça Nicoletti Mizukami
Beneficiário:Mariana Pellatieri
Instituição Sede: Centro de Educação, Filosofia e Teologia. Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/06954-5 - Desenvolvimento profissional docente na escola pública: casos de ensino como estratégia formativa e investigativa, AP.EP
Assunto(s):Desenvolvimento profissional   Formação de professores   Conhecimento   Pedagogia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores | Casos de ensino | conhecimento pedagógico do conteúdo | Melhoria da Educação Básica | Reflexão como orientação conceitual | Desenvolvimento profissional da docência

Resumo

Objetiva-se, com o presente projeto, promover e investigar processos de construção do conhecimento pedagógico do conteúdo (SHULMAN, 1986,1987) construídos por professores da rede pública do ensino fundamental, componente central da base de conhecimento para o ensino. Focalizam-se os casos de ensino como estratégias formativas e investigativas na promoção de processos de como os professores aprendem a ensinar e a se desenvolver profissionalmente. O problema de pesquisa pode ser formulado a partir de quatro questões interrelacionadas: a- Como se caracterizam processos de construção de conhecimento pedagógico de conteúdo dos participantes? b- Quais as características da construção de conhecimento pedagógico do conteúdo em suas diferentes áreas e disciplinas, ou seja, como os participantes transformam os conteúdos de suas áreas/disciplinas em conteúdo de ensino? c- Quais tipos de reflexões são exteriorizados pelos participantes ao sistematizar o processo de construção do conhecimento pedagógico do conteúdo em um caso de ensino que poderá ser utilizado como estratégia em processos formativos da docência?; d- como os casos de ensino - aqui considerados como ferramentas formativas e investigativas - contribuem para a melhoria do ensino, sob a ótica dos participantes? Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza construtivo-colaborativa, envolvendo interação de profissionais da universidade e de duas escolas públicas que pressupõe, como fontes de dados, entrevistas, desenvolvimento de experiências de ensino e aprendizagem, análise e construção de casos de ensino, elaboração de portfólios, diários reflexivos, dentre várias. É caracterizada por ser de planejamento aberto, que implica decisões teórico-metodológicas a partir das necessidades formativas dos participantes e das demandas que enfrentam no dia a dia de escolas públicas. Os casos de ensino são considerados, neste projeto, a materialização do conhecimento pedagógico do conteúdo de professores. (AU)

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