Bolsa 23/07787-8 - Educação antirracista, Relações étnico-raciais - BV FAPESP
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Mulheres amefricanas em movimento: epistemes e práticas

Processo: 23/07787-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 19 de fevereiro de 2024
Data de Término da vigência: 18 de maio de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Leonardo Lemos de Souza
Beneficiário:Mariana Alves de Sousa
Supervisor: María Juliana Flórez Flórez
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá, Colômbia  
Vinculado à bolsa:21/04365-0 - Marcas da decolonialidade nas práticas e saberes de mulheres negras educadoras, BP.DR
Assunto(s):Educação antirracista   Relações étnico-raciais   Feminismo negro   Mulheres negras
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:diferença colonial | Educação Antirracista | epistemologia feminista negra | Feminismo decolonial | Relações étnico-raciais | Estudos feministas e de gênero

Resumo

A pesquisa em questão é uma proposta de bolsa para um estágio de pesquisa no exterior (BEPE) e tem como objetivo aprofundar o desenvolvimento teórico de uma das etapas da pesquisa atual com uma bolsa no país, intitulada "Marcas da decolonialidade nas práticas e saberes de mulheres negras educadoras". O principal objetivo da pesquisa a ser realizada durante a BEPE é identificar como intelectuais e educadoras negras do Brasil e de diferentes países da América Latina vivenciam a diferença colonial marcada pela raça e pelo gênero e, a partir de uma perspectiva comum, assumem uma posição "outra" em relação à geopolítica do conhecimento que estabelece o eurocentrismo como única forma legítima de racionalidade. Os objetivos específicos da pesquisa podem ser resumidos em: comparar as convergências e diferenças entre os estudos feministas negros no campo da Educação produzidos no Brasil e por intelectuais negras localizadas em outros países latino-americanos; discutir o valor metodológico da categoria político-cultural de "amefricanidade" na construção da diferença colonial das mulheres negras latino-americanas; e identificar possíveis semelhanças entre os loci de enunciação afirmados por mulheres negras afro-latino-americanas. Considera-se que, embora as intelectuais negras brasileiras vivenciem os reflexos da experiência colonial de maneira diferente das intelectuais negras latino-americanas de outros países, o conhecimento produzido por elas e suas proposições práticas emergem como contrapartida do "trauma colonial" compartilhado e podem potencializar o processo de ruptura da colonialidade que afeta o campo ontológico e epistêmico. Metodologicamente, a pesquisa terá uma abordagem bibliográfica qualitativa, a partir de um referencial teórico-metodológico constituído por estudos feministas decoloniais e epistemologia feminista negra. Também será empregado o método comparativo para delimitar as principais semelhanças e diferenças entre as perspectivas mencionadas anteriormente. (AU)

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