Bolsa 23/11511-8 - Carnosina, Compostos de coordenação - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese e reatividade de complexos de alguns metais essenciais com ligantes nitrogenados de interesse bioinorgânico ou medicinal.

Processo: 23/11511-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Ana Maria da Costa Ferreira
Beneficiário:Giovanna Claudino de Lima
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07937-8 - Redoxoma, AP.CEPID
Assunto(s):Carnosina   Compostos de coordenação   Isatina   Sobrevivência celular   Química bioinorgânica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carnosina | complexos metálicos | Espectroscopia EPR | interações com DNA | ISatina | viabilidade celular | Química Bioinorgânica

Resumo

Propõe-se estudos bioinorgânicos de complexos de metais essenciais (cobre, zinco e ferro) com ligantes (imínicos ou hidrazonas) derivados de duas moléculas biologicamente importantes: um dipeptídeo (carnosina) e/ou um oxindol (isatina). Esses ligantes são tridentados ou tetradentados e podem estabilizar os estados de oxidação dos metais citados em meio biológico. As sínteses de ligantes e complexos focalizados são já de domínio de nosso grupo de pesquisa, baseadas em reações de condensação entre precursores carbonílicos e aminas adequados. A caracterização de ligantes e correspondentes complexos isolados será realizada por diversas técnicas, especialmente as espectroscópicas (UV/Vis, IR, RMN e EPR). Também será verificada a interação dos compostos isolados com DNA, através de espectroscopia UV/Vis e dicroísmo circular, e de possíveis danos oxidativos, após incubação com diferentes concentrações dos compostos, a 37°C, através de eletroforese em gel. Finalmente, será testada a citotoxicidade dos complexos frente a células tumorais (cervicais Hela e melanomas SKMEL-05), através do método MTT, determinando-se os valores correspondentes de IC50, equivalentes a 50% de inibição do crescimento celular.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)