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Competências Midiáticas para o consumo de informação entre o público cego - Formação para Cidadania

Processo: 23/05366-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2023
Vigência (Término): 30 de setembro de 2024
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Relações Públicas e Propaganda
Pesquisador responsável:Roseane Andrelo
Beneficiário:José Roberto Escarabello Junior
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Autonomia   Transtornos da visão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:autonomia | Cidadania e Inclusão | Competências Comunicacionais | deficiência visual | literacia midiática | Educação Midiática e Acessibilidade

Resumo

Em uma sociedade conectada em que a convergência das múltiplas mídias exige habilidadescomunicacionais específicas, a literacia midiática é essencial no processo de interpretação e deprodução de mensagens. Nesse cenário, uma pedagogia autônoma que vise emancipar cidadãos etrazê-los para a participação social, como citada pelo educador Paulo Freire em suas obras, écrucial principalmente entre as pessoas com deficiência visual, visto que esse é um dos públicosque mais tem seus direitos negligenciados. Dessa forma, o presente projeto tem como objetivosprincipais verificar quais competências midiáticas são essenciais para o consumo de informaçãodo público cego, sobretudo no que se refere às mídias digitais, e refletir sobre como desenvolvertais competências junto a esse público. Para isso, este projeto de pesquisa empírica de recepção,de caráter qualitativo e de abordagem exploratória, adota como metodologia: a) pesquisabibliográfica sobre acessibilidade em mídias e competências midiáticas, b) pesquisa de campo,por meio de entrevistas individuais com as cuidadoras de um lar escola para cegos em Bauru(SP), e um grupo focal com alunos do próprio lar para compreender como ocorre o processo derecepção midiática, e c) implementação de proposta e ações de competência midiáticaconstruídas a partir dos dados obtidos. A análise e organização dos dados ocorrerá por meio daanálise de conteúdo. Os resultados vão permitir a reflexão sobre a formação de competênciasmidiáticas para o público em questão.

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