Busca avançada
Ano de início
Entree

Oferta e demanda eleitoral de bens públicos conflituosos no transporte urbano: o caso das ciclovias e faixas de ônibus em São Paulo

Processo: 23/08436-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2023
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração Pública
Pesquisador responsável:Ciro Biderman
Beneficiário:Rodrigo Santos Ferreira
Instituição Sede: Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/11959-3 - CIDADES: Centro de Inovação em Políticas Públicas Urbanas, AP.CCD
Assunto(s):Mobilidade urbana   Política urbana
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:mobilidade urbana | Politica Urbana | Políticas públicas de mobilidade urbana

Resumo

Apesar de muito conhecimento ter sido produzido nas últimas décadas sobre como resolver os problemas de mobilidade das grandes cidades, pouca atenção foi dada para os equilíbrios políticos que geram os cenários atuais em que faltam a proposição de políticas inovadoras. Este trabalho busca começar a preencher essa lacuna analisando a implementação de faixas de ônibus e ciclovias em São Paulo, políticas que podem ser consideradas altamente redistributivas com relação ao espaço viário destinado majoritariamente ao automóvel. Dessa forma, será feita uma análise buscando compreender, por um lado, os incentivos políticos que governantes podem ter para ofertar estes bens públicos no território e, por outro, o comportamento do eleitor impactado diretamente por essas medidas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)