Busca avançada
Ano de início
Entree

Células CAR-NK anti-MAGE-A4 derivadas de iPSC TGF-²RII Knock-out para o tratamento de melanoma.

Processo: 23/12325-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2025
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Virginia Picanço e Castro
Beneficiário:Sima Ebrahimabadi
Supervisor: Dan Kaufman
Instituição Sede: Hemocentro de Ribeirão Preto. Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (HCMRP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of California, San Diego (UC San Diego), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:21/06359-7 - Terapia com células NK-CAR anti-MAGE-A4 para o tratamento de Melanoma, BP.DR
Assunto(s):Terapia baseada em transplante de células e tecidos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:CAR-NK Cells | cell therapy | Chimeric Antigen Receptor (CAR) | iPSC Cells | Mage-A4 | Natural Killer (NK) Cell | Terapia Celular

Resumo

As terapias baseadas em células com receptor de antígeno quimérico (CAR) emergiram como uma estratégia promissora na área do tratamento do câncer. As células natural killer (NK) são células imunológicas inatas com a capacidade de exercer rápida citotoxicidade contra células transformadas e infectadas por vírus sem sensibilização prévia e em um forma irrestrita de HLA, o que as tornam um candidato adequado para imunoterapia "off-the-shelf" contra o câncer e pode contornar algumas das limitações da terapia com células CAR-T. As células CAR-NK são mais seguras para uso clínico, pois têm uma vida útil mais curta após a infusão, reduzindo a toxicidade no alvo/fora do tumor. Além disso, como um tratamento alogênico, elas mostram menor risco de doença do enxerto contra hospedeiro (GvHD), síndrome de liberação de citocinas (CRS) e neurotoxicidade. Além disso, as células NK podem ser obtidas de diferentes fontes, como sangue periférico (PB), sangue do cordão umbilical (SCU), células-tronco embrionárias humanas (hESCs), células-tronco pluripotentes induzidas (iPSCs) e linhagens de células NK como NK-92, aproximando assim a disponibilidade de produtos "off-the-shelf" da clínica. As células NK derivadas de iPSC são uma fonte potencial de células NK, pois são uniformes, reprodutíveis e ilimitadas fonte de células NK com o benefício de eliminar a variabilidade de doador para doador. Além disso, a capacidade de rotineiramente modificar geneticamente iPSCs, abre oportunidades para melhorar a atividade antitumoral e a persistência in vivo de células NK derivadas de iPSC. Embora as terapias baseadas em CAR tenham sido mais bem-sucedidas no tratamento de doenças hematológicas malignas, o tratamento de tumores sólidos tem sido mais desafiador. Em parte, isso se deve ao microambiente tumoral imunossupressor de tumores sólidos. O TGF-² é um dos fatores imunossupressores secretados pelas células associadas ao tumor no microambiente tumoral que podem levar ao crescimento do tumor, angiogênese, inibição da proliferação de células T e NK, produção de citocinas e citotoxicidade. Uma das modificações genéticas em células NK para superar o papel imunossupressor do TGF-² é eliminar o receptor 2 do gene TGF-² (TGF-²RII) usando tecnologia CRISPR/Cas9. Estudos mostram que knock-out do TGF-²RII melhora a citotoxicidade das células NK e a persistência no microambiente tumoral.O projeto de doutorado em andamento (FAPESP, Processo nº 2021/06359-7) tem como objetivo avaliar a eficácia das células anti-MAGE-A4-CAR-NK visando o complexo do MAGE-A4/HLA-A2 apresentado na superfície de linhagem celular de melanoma. Nesse sentido, para trocar conhecimentos na área de imunoterapia contra o câncer, nosso grupo pretende avaliar CAR anti-MAGE-A4 em células NK derivadas de iPSC com TGF-²RII Knock-out desenvolvido pelo Dr. Kaufman e sua equipe.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
EBRAHIMABADI, SIMA; KAUFMAN, DAN S.. Next-generation macrophages: repolarizing CAR-macrophages against cancer. BLOOD SCIENCE, v. 6, n. 4, p. 3-pg., . (23/12325-3)