Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de modelo probabilístico para análise à fadiga de pontes ferroviárias com utilização de redes bayesianas dinâmicas

Processo: 23/09449-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2023
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2027
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:Tulio Nogueira Bittencourt
Beneficiário:Caroline Correa de Faria
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fadiga   Inteligência artificial   Pontes ferroviárias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:fadiga | Índice de Desempenho | Inteligência Artificial | Monitoramento Estrutural | Pontes ferroviárias | Redes Bayesianas Dinâmicas | Monitoramento Estrutural de Pontes Ferroviárias

Resumo

Pontes ferroviárias são consideradas Obras de Arte Especiais, devido à sua grandeza e capacidade de transpor obstáculos, transportar pessoas e riquezas de um país. Devido à natureza cíclica dos carregamentos que atuam nessas estruturas, seus elementos estruturais e suas ligações estão sujeitos a danos por fadiga que podem comprometer seu desempenho e até mesmo a sua segurança. Portanto, é importante desenvolver um sistema de monitoramento eficiente com inspeções e ações de reparo efetivas, que garantam o desempenho estrutural adequado durante a vida útil da estrutura. Nesse contexto, a avaliação dos mecanismos de deterioração é essencial para a realização dos prognósticos. Porém, além dos altos custos envolvidos nessas operações, o gerenciamento de pontes no Brasil tem sido realizado de forma empírica, baseado na experiência dos inspetores e gestores, que podem estar classificando essas estruturas de forma subjetiva. Para contornar essa situação, modelos probabilísticos de deterioração de estruturas reais podem ser utilizados para obtenção de previsões mais assertivas da taxa de deterioração ao longo do tempo, levando à otimização dos intervalos de inspeção e das ações de intervenção na estrutura, além do controle do custo total do ciclo de vida da estrutura. Diante desse contexto, este projeto visa o desenvolvimento de um modelo probabilístico de deterioração relacionado à fadiga de pontes ferroviárias, baseado na utilização de Redes Bayesianas Dinâmicas treinadas, capazes de classificar e caracterizar a grande quantidade de dados obtidos no monitoramento de estruturas em tempo real. Busca-se, ao fim deste projeto, a otimização do planejamento de inspeções e reparo dos componentes estruturais, levando também a uma minimização dos custos envolvidos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BEN SEGHIER, MOHAMED EL AMINE; ELSHABOURY, NEHAL; ABDELKADER, ESLAM MOHAMMED; CARVALHO, HERMES; DE FARIA, CAROLINE CORREA; MIGUEL, LEANDRO FADEL. Two-stage framework for lateral-torsional buckling resistance prediction of cellular steel beams under fire conditions. STRUCTURES, v. 68, p. 17-pg., . (23/09449-2)