Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de metodologias verdes para extração, fracionamento e isolamento de peptídeos cíclicos bioativos de sementes de espécies de Annona (Annonacea)

Processo: 23/13903-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Estímulo a Vocações Científicas
Vigência (Início): 08 de janeiro de 2024
Vigência (Término): 27 de fevereiro de 2024
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Vanderlan da Silva Bolzani
Beneficiário:Érica Timm Ortiz Machado
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Produtos naturais   Annonaceae   Peptídeos cíclicos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Annonaceae | Produtos Naturais | Química Orgânica | Produtos Naturais

Resumo

Uma das linhas de pesquisa do grupo NuBBE (Núcleo de Biossíntese, Bioensaios e Ecofisiologia de Produtos Naturais) do instituto de química de Araraquara (UNESP) está relacionada a descoberta de novos peptídeos cíclicos produzidos por plantas, uma área de pesquisa em produtos naturais ainda inexplorada no Brasil e iniciada no NuBBE. Os estudos de peptídeos no táxon Annonaceae, já explorado por grupos no exterior, é inédito no Brasil, sendo este o primeiro estudo químico de grande importância para o táxon e para o perfil peptídico de espécies de plantas da biodiversidade brasileira. O objetivo deste projeto é trabalhar com sementes de duas espécies de Annonaceae, Annona acutiflora e Annona sylvatica, utilizando metodologias analíticas verdes para o fracionamento e do isolamento dos peptídeos cíclicos acumulados nas espécies que serão estudadas. A caracterização e determinação da sequência de aminoácidos presentes na estrutura dos peptídeos em análise será realizado utilizando equipamentos de ponta presentes no NuBBE. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)