Bolsa 23/10654-0 - Arte italiana, História da arte - BV FAPESP
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Antonio Ferrigno e o Realismo Social na Pintura de Paisagem Francesa e Italiana

Processo: 23/10654-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 17 de dezembro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de março de 2024
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Elaine Cristina Dias
Beneficiário:Stefanie Clarice Ramos Moysés
Supervisor: Monica Raisa Schpun
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), França  
Vinculado à bolsa:22/09305-8 - Antonio Ferrigno e o Ciclo do Café nas Pinturas do Museu Paulista, BP.MS
Assunto(s):Arte italiana   História da arte
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antonio Ferrigno | Arte francesa | arte italiana | Pintura de Paisagem | Realismo Social | História da Arte

Resumo

Este projeto de pesquisa para Bolsa de Estágio no Exterior foi desenvolvido a partir da pesquisa de Mestrado Antonio Ferrigno e o Ciclo do Café nas Pinturas do Museu Paulista (processo n. 2022/09305-8), em andamento no Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo, sob a orientação da Profa. Dra. Elaine Dias. O objetivo principal desta BEPE é acessar fontes bibliográficas francesas e italianas a fim de entrar em contato com temáticas semelhantes às seis obras do café de Antonio Ferrigno. Buscamos, na França, o acesso às pinturas e à história dos artistas franceses, que serviram de inspiração para artistas italianos ao longo do século XIX, assim como as teorias em torno da pintura de paisagem no que se refere ao realismo do campo. Por sua vez, a pesquisa da Itália compreende a busca por fontes acerca do estudo do ambiente de formação artística de Ferrigno, que veio para o Brasil em 1893, após sua formação na Academia de Belas Artes de Nápoles. Para além da representação do cultivo, buscamos obras que apresentem intenções semelhantes àquelas empenhadas por Ferrigno, como a exaltação do trabalho rural e a divulgação de uma cultura agrícola, compreendendo essa concepção da paisagem no século XIX.

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