Bolsa 23/08949-1 - Rio de Janeiro, Século XIX - BV FAPESP
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Da École de Barbizon ao Rio de Janeiro: Henri-Nicolas Vinet e a pintura de paisagem no Brasil.

Processo: 23/08949-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 11 de dezembro de 2023
Data de Término da vigência: 04 de março de 2024
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Elaine Cristina Dias
Beneficiário:Elaine Cristina Dias
Pesquisador Anfitrião: Francois-Rene Martin
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: École du Louvre, França  
Assunto(s):Rio de Janeiro   Século XIX   História da arte
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Artistas franceses | École de Barbizon | Henri-Nicolas Vinet | Pintura de Paisagem | Rio de Janeiro | Século XIX | História da Arte

Resumo

Objetiva-se estudar as concepções em torno da representação da paisagem proposta pela chamada École de Barbizon, as quais nortearam a produção do pintor Henri-Nicolas Vinet no Brasil, artista ainda pouco abordado pela historiografia da arte brasileira. Vinet foi formado pela dita École de Barbizon e por Jean-Baptiste Camille Corot. Ele chega ao Brasil em 1856 e, durante vinte anos, expõe suas obras nas exposições gerais da Academia Imperial de Belas, sendo um dos principais artistas apreciados pelos primeiros colecionadores do Brasil. Interessado em conhecer a natureza in loco, as viagens do artista pelos arredores do Rio de Janeiro chamam a atenção da crítica que, durante todo o seu período de produção, alternam em apreciar sua observação do natural ou considerar que suas pinturas não representam a natureza brasileira, com composições escurecidas e inacabadas. Ainda que a crítica considere suas obras distantes do mestre Corot, vemos o quanto Vinet se aproxima dos artistas de Barbizon, seja pelo ponto de vista ou pelos aspectos formais e colorísticos das composições. Pretende-se, neste projeto a ser realizado no Centro de Pesquisas da École du Louvre, aprofundar os conceitos da paisagem ao ar livre abordados pelos artistas de Barbizon, entre os quais Corot, Narcisse Diaz de la Pena, Theodore Rousseau e também por Courbet, comparar as obras destes pintores com aquelas de Vinet e entender os interesses do colecionismo francês neste período. Espera-se também analisar fontes primárias, a recepção da crítica de arte aos artistas franceses e a bibliografia a respeito para a compreensão da produção de Henri-Nicolas Vinet no Brasil.

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