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Proposta de Material Didático para a Capela de São Miguel Arcanjo em São Paulo: arquitetura, arte e arqueologia criando laços com a comunidade

Processo: 23/10741-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2023
Vigência (Término): 30 de novembro de 2024
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Renata Maria de Almeida Martins
Beneficiário:Isabella Cavalcanti Betioli
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/06538-9 - Barroco-açu: a América Portuguesa na geografia artística do Sul global, AP.JP2
Assunto(s):Arqueologia   Arquitetura   Artes   Educação patrimonial   Material didático
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arqueologia | arquitetura | Arte | educação patrimonial | historia e memória | material didático | História da Arquitetura e da Arte

Resumo

O presente projeto de iniciação científica tem por intenção produzir material didático acerca da Capela de São Miguel Arcanjo, localizada em São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo, de forma a abordar a sua história do ponto de vista de atores apagados ao longo dos séculos, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, relacionando arquitetura, arte, arqueologia, história, e educação patrimonial.O material tem como público alvo crianças e jovens em idade escolar, e pretende promover discussões diversas que dizem respeito não somente à história e à memória local, mas também a respeito da formação da cidade de São Paulo, como também do Brasil, de modo a difundir o conhecimento já produzido e promover novas relações entre o bem cultural e a comunidade plural.O produto final partiria do aprofundamento e da ampliação da pesquisa já iniciada em trabalhos e estudos prévios a respeito da Capela de São Miguel Arcanjo, sua história, sua materialidade e seus significados para a comunidade do bairro de São Miguel Paulista, além de uma investigação a respeito da educação patrimonial, e das mais diversas, novas e abrangentes maneiras de estabelecer vínculos didáticos com a sociedade. A criação de um material didático, seria pensada e proposta não somente a partir de um levantamento bibliográfico teórico, mas buscando analisar materiais educativos diversos, para posteriormente definir a melhor abordagem para este caso. O projeto se estabeleceu a partir de uma carência do Centro de Arqueologia de São Paulo - CASP que propôs a criação deste material. Desta maneira, articulando as demandas do CASP com as reflexões estimuladas pelas disciplinas, trabalhos e visitas técnicas realizadas, concluiu-se que seria muito pertinente a produção de um material educativo que abordasse a história da capela, sobretudo, a partir de um ponto de vista do protagonismo indígena, partindo da aldeia de Ururaí, passando pelo aldeamento jesuítico, pela presença dos franciscanos, escravizados africanos, e ainda, considerando a evolução urbana da região até os dias de hoje, e seus diversos atores, ao longo de um longo arco temporal. Como os estudos arqueológicos realizados no local em 2006 são de extrema importância para o entendimento da história desta localidade numa perspectiva que também considerasse as culturas indígenas, africanas e mestiças, esta seria uma forma de contribuir, não só para a história da arquitetura e da arte a partir da expansão desta metodologia interdisciplinar, mas também colaborar com a educação patrimonial, e com o estabelecimento e fortalecimento de vínculos com a comunidade local e com a sociedade em geral.Assim, o projeto contribui também para os objetivos do Projeto Jovem Pesquisador Fase 2 da FAPESP "Barroco Açu" (processo nº 2021/06538-9), em andamento na FAU-USP.

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