Bolsa 23/13495-0 - Demografia, Genética populacional - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Detectando respostas demográficas congruentes às transgressões marinhas em espécies de plantas da Ilha de Alcatrazes, no sudeste do Brasil.

Processo: 23/13495-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2024
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Fábio Pinheiro
Beneficiário:Raphael da Silva
Supervisor: Marcelo Coelho Miguel Gehara
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Rutgers The State University of New Jersey, Newark, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:22/15747-3 - Estruturação genética entre populações insulares e continentais de espécies com diferentes síndromes de dispersão, BP.MS
Assunto(s):Demografia   Genética populacional   Ilha de Alcatrazes   Ecologia evolutiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Demografia | Genética de populações | ilha de alcatrazes | Ecologia Evolutiva

Resumo

Várias ilhas estão localizadas na costa sudeste do Brasil, a maioria das quais estava ligada ao continente durante o último período glacial. Entre essas ilhas está a Ilha de Alcatrazes, uma das ilhas costeiras mais isoladas do sudeste do Brasil. Diversas transgressões e regressões marinhas podem ter desempenhado um papel significativo na origem e evolução dos organismos nesta região, incluindo a evolução de espécies endêmicas de ilhas. Uma vez que uma grande parte da flora da ilha é compartilhada com o continente adjacente, é possível investigar a dinâmica demográfica das populações para compreender eventos de expansão e contração populacional, bem como a sincronicidade nas mudanças demográficas. Este estudo tem como objetivos: 1) avaliar a dinâmica demográfica de Eugenia sulcata Spring ex Mart. (Myrtaceae), Schinus terebinthifolia Raddi (Anacardiaceae) e Chiococca alba (L.) Hitchc. de forma comparativa; 2) quantificar a conectividade entre as populações da ilha e do continente; e 3) obter insights sobre como as transgressões e regressões marinhas influenciaram o tamanho das populações. Dados genômicos gerados a partir do sequenciamento RAD de populações da Ilha de Alcatrazes, Ilha do Montão de Trigo e do continente adjacente serão utilizados para análises demográficas usando o método de Aproximação Bayesiana Hierárquica (hABC). Os resultados deste estudo esclarecerão aspectos da origem e evolução da flora da Ilha de Alcatrazes, fornecendo dados genômicos sobre essas espécies que serão essenciais para compreender a evolução de organismos em ambientes insulares.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)