Busca avançada
Ano de início
Entree

Ômega-3 eritrocitário como potencial preditor de vida livre de doença, recidiva tumoral e mortalidade em mulheres com câncer de mama: coortes viva mulher e nutrica.

Processo: 23/13951-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2023
Vigência (Término): 30 de novembro de 2024
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição
Pesquisador responsável:Nágila Raquel Teixeira Damasceno
Beneficiário:Marcio da Rocha Sousa
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias mamárias   Ácidos graxos ômega-3
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Câncer de mama | mortalidade por câncer | omega-3 | recidiva tumoral | vida livre de doença | Oncologica

Resumo

O câncer de mama (CM) é a neoplasia maligna mais incidente em todo o mundo e a mais comum em mulheres, representando 11,7% de todos os casos de câncer. Os ácidos graxos ômega-3 têm o potencial de modular fatores de transcrição e expressão de genes associados à inibição do crescimento e diferenciação celular, a partir da inibição da expressão de alguns fatores de crescimento e de vias proliferativas e inflamatórias (PI3K/Akt, NF-ºB), entretanto, pouco são poucas as evidências sobre o papel dos ácidos graxos ômega-3 sobre a vida livre de doença, recidiva e mortalidade em mulheres sobreviventes de câncer de mama. O presente estudo busca avaliar a associação entre Omega-3 incorporado às membranas eritrocitárias e a vida livre de doença, recidiva e mortalidade em mulheres sobreviventes de câncer de mama. Com base nas Coortes Viva Mulher e Nutrica serão avaliados parâmetros demográficos clínicos e tumorais. A partir dos eritrócitos, coletados após jejum de 12h, será analisado o perfil de ácidos graxos incorporados às membranas, dando ênfase para o conteúdo de ácidos graxos ômega-3. Ao longo do seguimento da coorte, as mulheres serão monitoradas quanto a vida livre de doença, recidiva e mortalidade por câncer. Testes estatísticos apropriados serão utilizados e curvas de sobrevida serão testadas de modo isolado e combinado, considerando cada coorte (SPSS, v23.0).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)