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O documento na cena contemporânea - do índice ao sintoma

Processo: 22/13646-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2025
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Luiz Fernando Ramos
Beneficiário:Janaina Fontes Leite
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Eficiência   Psicanálise   Tecnologia   Teatro contemporâneo   Metaverso
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dramaturgia contemporânea | metaverso | performance | Psicanálise | tecnologia | Teatro contemporâneo

Resumo

A partir de uma perspectiva teórica e estética esse projeto busca mapear, organizar, aprofundar e difundir a reflexão sobre o documento como tópica central de todo um vasto espectro da cena contemporânea que vem flertando com o chamado "real" em suas mais diversas matrizes, conservando, em grande parte delas, o documento como elemento central (ainda que com perspectivas muito diferentes, que buscaremos iluminar a partir das noções de índice e de sintoma). De um lado, o documento em sua dimensão de indexador do real, atestado pelos criadores como prova, valor de verdade, convertido em números, fotos, cartas, objetos feitos relíquias, pessoas na posição de testemunhas, pedra de toque da tão difundida - e polêmica - distinção entre "real" e "ficção" na cena contemporânea. De outro, o documento como sintoma, noção forjada a partir da obra de Georges Bataille, mais especificamente do seu projeto estético em torno da Revista "Documents", que buscaremos elucidar e que nos parece responder a buscas e intuições que já vinham se anunciando nos últimos anos através de conceitos como de "abjeção" - a partir das autoras Julia Kristeva e Melanie Klein - ou da noção de real tal qual tomada da psicanálise e filosofia, sobretudo em autores como Jacques Lacan e Alain Badiou. Nos interessa, por meio dessas duas perspectivas - o documento como índice e o documento como sintoma -, refazer o longo percurso traçado até aqui e analisar os materiais gerados e referências colhidas nessa trajetória que somam o mestrado e o doutorado, mas não só, visto os inúmeros laboratórios de criação e oficinas teóricas que foram espaços fundamentais de elaboração e aplicação da pesquisa. E construir, assim, em formato de curso este projeto, "O documento na cena contemporânea: do índice ao sintoma", além de seus desdobramentos em laboratórios, artigos e, principalmente, de uma nova criação estética que denominamos por agora "Deeper". "Deeper" é uma proposta de criação inédita que dá sequência à nossa pesquisa artística aliando, mais uma vez, teoria e prática, experimentação e criação autoral. Toma o tema do limite - da consciência, do corpo - somado à investigação de linguagem a partir da tecnologia do metaverso. Soma-se ainda ao estudo sobre as psicoses, aprofundando, de um lado, a relação com as teorias psicanalíticas já centrais para o mestrado e o doutorado e, de outro, investigando as possibilidades formais que a estrutura psicótica abre para o campo da criação estética e narrativa. Por fim, do ponto de vista teórico, se pergunta como pensar a noção de documento aplicada ao corpo em suas potências materiais e imateriais.Do índice ao sintoma é o fio que acreditamos poder percorrer e retraçar em seus principais conceitos e exemplos tomados de múltiplas linguagens durante esses 14 anos de pesquisa, somado aos passos que pretendemos dar nos dois anos que se seguem através de uma pesquisa artística inédita.Acreditamos que esta é uma contribuição significativa e de amplo interesse visto o lastro que as cenas do real vêm deixando no teatro atual, apresentando potencialidades, mas também limites, que a nossa discussão pretende iluminar. Presta-se também, não somente ao teatro, mas às artes contemporâneas em geral, sobretudo ao cinema e às artes visuais, profundamente marcados pelos jogos de enquadramento e formas de tensionar e problematizar o real.

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