Bolsa 23/15206-5 - Análise de risco, Big data - BV FAPESP
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Desenvolvimento de inspeção baseada em risco de obras de arte especiais com suporte de processos digitais

Processo: 23/15206-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 25 de março de 2024
Data de Término da vigência: 24 de março de 2025
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:Tulio Nogueira Bittencourt
Beneficiário:Ruan Richelly Santos
Supervisor: Xavier das Neves Romao
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade do Porto (UP), Portugal  
Vinculado à bolsa:20/02350-2 - Desenvolvimento de inspeção baseada em risco de obras de arte especiais com suporte de processos digitais, BP.DR
Assunto(s):Análise de risco   Big data
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise De Risco | big data | Gêmeos Digitais | Inspeção de Estruturas | Obras de arte especiais | Grandes Estruturas

Resumo

Obras de arte especiais (OAEs) consistem em parte fundamental da infraestrutura de transporte, formando ligações essenciais que contribuem de maneira significativa para a economia e bem-estar social. Estas estruturas, sejam ferroviárias ou rodoviárias, estão sujeitas a danos causados por sua utilização ao longo do tempo, principalmente em função de processos de deterioração dos materiais e por efeitos de carregamentos externos. Nesse contexto, a inspeção programada desses sistemas é fundamental para garantir condições adequadas de serviço e segurança. De maneira geral, as inspeções são realizadas em intervalos pré-definidos sem a consideração das condições da estrutura. Assim, a aplicação de uma metodologia de inspeção que considera as características e a deterioração das obras de artes especiais garante maior segurança e confiabilidade ao sistema, além de otimizar recursos para inspeção destas construções. A adoção de um método baseado em risco considera a probabilidade e a consequência da falha de um sistema ou de um elemento em termos de segurança e serviço. Portanto, o projeto de pesquisa objetiva desenvolver e verificar uma metodologia de inspeção baseada em risco para pontes ferroviárias com auxílio de novas tecnologias digitais, a fim de aumentar o nível de segurança das OAEs e avaliar sua integridade estrutural de forma contínua. O projeto visa a obtenção de um framework baseado em risco que possa ser adotado para avaliar um conjunto de ativos ferroviários, visando um suporte mais global ao sistema de gestão de pontes, e para ativos individuais, visando um suporte local e quantitativo dos ativos. O framework resultante do projeto será integrado ao ciclo de gestão OAEs, possibilitando uma avaliação contínua do risco. Com sua implementação será possível o planejamento das atividades de inspeção, possibilitando uma melhor alocação dos recursos e garantindo a integridade estrutural do ativo.

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