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Estudo do comportamento mecânico e da solidificação de aços 316L modificados fabricados por manufatura aditiva

Processo: 23/14592-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2024
Situação:Interrompido
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Física
Pesquisador responsável:Claudio Shyinti Kiminami
Beneficiário:Luiz Henrique Quinquiolo Ribeiro de Lima
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/27031-4 - Influência de parâmetros de processo nas características metalúrgicas de peças fabricadas por manufatura aditiva, AP.JP
Bolsa(s) vinculada(s):24/19365-3 - Estudo do comportamento mecânico e da solidificação de aços 316L modificados fabricados por manufatura aditiva, BE.EP.MS
Assunto(s):Impressão tridimensional   Solidificação   Mudança de fase
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aço 316L | Efeito TRIP | Fusão em Leito de Pó a Laser | Manufatura Aditiva | Solidificação | Transformação de Fase | Manufatura aditiva

Resumo

Recentemente o grupo de pesquisa do DEMa/UFSCar estudou a modificação do aço inoxidável 316L visando a melhoria de seu comportamento ao desgaste, porém mantendo sua excelente processabilidade por manufatura aditiva. Duas novas ligas foram desenvolvidas, mostrando excelente resistência a corrosão e ao desgaste. Os resultados preliminares mostraram que essas ligas apresentam uma transformação de fase induzida por deformação durante ensaio de tração, nunca antes observada para o aço 316L. Além disso, esse material apresentou microestrutura equiaxial bastante refinada, diferentemente da microestrutura celular comumente observada para o aço 316L. O presente trabalho de mestrado tem como objetivo dar continuidade a esse trabalho, investigando as propriedades mecânicas e a solidificação desses aços 316L modificados, processados pelo método de manufatura aditiva de Fusão em Leito de Pó a Laser (LPBF), tentando compreender os mecanismos de deformação e solidificação dessas ligas. Corpos de provas para ensaio de tração serão fabricadas por LPBF, sendo caracterizados por microscopia ótica (MO), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e de transmissão (MET), difração de raios X (DRX), calorimetria diferencial de varredura (DSC) e difração de elétrons retro-espalhados (EBSD). Ensaios de DRX in situ utilizando radiação laser também serão realizados para compreender a transformação induzida por deformação desses materiais.

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