Bolsa 23/15973-6 - Filmes, Economia da informação - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

A previsibilidade de indicações e prêmios estéticos de filmes numa era de transformações digitais e suas externalidades positivas - Uma análise de 2000 a 2017

Processo: 23/15973-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 15 de julho de 2024
Data de Término da vigência: 15 de dezembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia
Pesquisador responsável:Marislei Nishijima
Beneficiário:Marislei Nishijima
Pesquisador Anfitrião: Ivan Fernandez-Val
Instituição Sede: Instituto de Relações Internacionais (IRI). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Boston University (BU), Estados Unidos  
Assunto(s):Filmes   Economia da informação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:externalities | filmes | indicações de prêmios | logistic models | study event | Economia da Informação

Resumo

Considerando a atual revolução tecnológica dos bens de tecnologia da informação e comunicação, este projeto investiga se indicações para prêmios de filmes, por instituições muito reconhecidas, podem ser explicadas por determinantes específicos. Em especial, foco na avaliação dos críticos de cinema profissionais, que buscam trazer informações sobre a qualidade dos filmes. A motivação consiste em verificar se na era das redes sociais, com canais decentralizados de disseminação de informação, os críticos profissionais trazem informações sobre a qualidade dos filmes em termos estéticos (ligados à arte), dado que os consumidores adotaram um papel de protagonismo na disseminação de informações sobre qualidade de filmes em fóruns online na forma de boca a boca eletrônico (electronic word-of-mouth, e-WOM). Para este objetivo, emprego modelos de regressão logísticos para as indicações de prêmios explicados por avaliações dos críticos profissionais, efeito boca-a-boca eletrônico, e-WOM e muitos outros controles, usando informações semanais coletadas dos websites renomados referentes ao período 2000-2017. Na sequência investigo como as indicações para prêmios afetam a arrecadação de filmes usando a estratégia similar a de event study, além de seguir de maneira geral a literatura atual para o tratamento de endogeneidades.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)