Busca avançada
Ano de início
Entree

Iniciativas não-governamentais de conservação, restauração e uso sustentável de recursos naturais da Área de Proteção Ambiental de Campinas: contribuições para uma mudança transformadora?

Processo: 23/13683-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2024
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2025
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Cristiana Simão Seixas
Beneficiário:Laura Barbon de Abreu
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Indicadores   Monitoramento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Indicadores | Iniciativas de conservação e restauracão | Monitoramento | Mudança transformadora | Pontos de alavancagem | Sistemas sociais-ecológicos | Sistemas sociais-ecológicos

Resumo

O cenário atual de emergência climática e perda irreversível da biodiversidade, causado por ações antrópicas, compromete os benefícios vitais que a natureza provê à humanidade - os chamados serviços ecossistêmicos. Globalmente, entende-se a necessidade de mudanças transformadoras nos sistemas sociais-ecológicos - isto é, mudanças estruturais e paradigmáticas, e não apenas incrementais - que minimizem ou revertam os impactos antrópicos negativos no ambiente natural. Assim, tem crescido o número de iniciativas que buscam promover a conservação e restauração da biodiversidade e o uso sustentável de recursos naturais. Identificar pontos de alavancagem (pontos-chave de intervenção) em um sistema social-ecológico pode ser um primeiro passo para promover tais mudanças transformadoras. A Área de Proteção Ambiental (APA) de Campinas é uma unidade de conservação e conta com diversas iniciativas que visam proteger fragmentos de Mata Atlântica e as espécies que neles vivem, restaurar vegetação ao redor de nascentes e corpos d'água, realizar uma produção rural mais sustentável, etc. Gerar conhecimento sobre como estas iniciativas atuam, e se monitoram seus resultados pode auxiliar, no caso de ações bem sucedidas, a impulsionar ações semelhantes. A partir de uma abordagem socioecológica e de métodos de pesquisa participativa (ex. entrevistas semi-estruturadas e observação participante), este projeto pretende analisar iniciativas não-governamentais (por ONGs, associações, coletivos e empresas privadas) de conservação, restauração e de uso sustentável de recursos naturais na região da APA de Campinas. Buscaremos identificar pontos de alavancagem para a conservação e restauração ambiental. Para isso, vamos mapear as iniciativas de interesse, investigar quais as mudanças que promoveram no ambiente e na sociedade, analisar se seus projetos e ações são monitorados, e por quais indicadores. No caso de ausência de monitoramento, caso seja de interesse das iniciativas, vamos co-construir indicadores e um plano de monitoramento.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)