Bolsa 23/03671-5 - Escrita, Ortografia - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação entre características do pé métrico em transposições ortográficas da escrita de crianças brasileiras e portuguesas

Processo: 23/03671-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2023
Situação:Interrompido
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Lourenço Chacon Jurado Filho
Beneficiário:Mirian Verza Amarante
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):24/09779-5 - Características fonológicas da sílaba em transposições ortográficas na escrita de crianças portuguesas, BE.EP.DR
Assunto(s):Escrita   Ortografia   Crianças   Brasileiros   Portugueses
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escrita infantil | ortografia | Pé métrico | Transposições ortográficas | Escrita

Resumo

Na literatura, é possível observar que um dos interesses em investigar a escrita infantil se dá pela preocupação em buscar subsídios teóricos para um melhor entendimento da ação de características da língua nessa escrita. A busca pelo domínio do funcionamento da língua, dada sua importância nas práticas de alfabetização, contribuiria, então, para a análise da escrita infantil - principalmente quando essa análise é voltada a escrita não convencional -, uma vez que permite detectar momentos de instabilidades que a própria língua provoca nessa escrita. Dessa forma, considerando que as crianças (ouvintes) poderiam levar para sua escrita inicial traços de sua ancoragem em características simbólicas do componente sonoro da língua, temos como objetivo observar em que medida características fonológicas do pé métrico poderiam se mostrar na ortografia de crianças brasileiras e de crianças portuguesas, atentos ao fato de que, embora se trate da mesma língua - no caso o Português -, suas variedades (brasileira e portuguesa) apresentam características fonológicas distintas. Para tanto, em relação aos dados do português brasileiro, analisaremos um corpus do Grupo de Pesquisa Estudo sobre a Linguagem (GPEL/CNPq), composto por 63 produções textuais de crianças do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental I (EF). Já em relação aos dados do português europeu, analisaremos produções textuais infantis que compõem um banco de dados que subsidia investigações do Núcleo de Investigação em Correlação da Escrita e Fala, fornecidos pela unidade de Investigação & Desenvolvimento do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL), integrada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Primeiramente, quantificaremos a presença das transposições silábicas verificando sua distribuição em transposições: intersilábicas duplas; intersilábicas simples, intrassilábicas duplas e intrassílabas simples (AMARANTE; CHACON 2022). Posteriormente, utilizaremos - como unidade central de análise - o pé métrico, a fim de observar se o ponto de partida e o ponto de chegada das transposições equivalem a posições mais, ou menos, complexas do pé. Por fim, iremos comparar nossos achados entre os dados de crianças brasileiras e os dados de crianças portuguesas, a fim de compreender se o fenômeno das transposições apresentaria funcionamento semelhante - ou não - nas diferentes variedades lingísticas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)