Bolsa 23/07336-6 - Sequenciamento de nova geração, Taxonomia - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversidade, taxonomia e filogeografia de hemoparasitas de hospedeiros de ambiente aquático/semiaquático (peixes, anuros e sanguessugas) da América do Sul e África

Processo: 23/07336-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Marta Maria Geraldes Teixeira
Beneficiário:Letícia Pereira Úngari
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sequenciamento de nova geração   Taxonomia   Trypanosoma   Protozoologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fflb | hemogregarinas | Metabarcoding | Ngs | Taxonomia | Trypanosoma | protozoologia

Resumo

A diversidade hemoparasitária em peixes e anuros é vasta, sendo os tripanossomas e hemogregarinas os mais comumente observados. Ambos os parasitas são encontrados nas mais diversas regiões geográficas. As sanguessugas transmitem tripanossomatídeos e hemogregarinas, porém, existem poucos estudos sobre esses vetores, e estes são restritos a poucos hospedeiros e/ou localidades. Além disso, estudos sobre filogeografia e relações filogenéticas, bem como informações sobre a gama de hospedeiros vertebrados e invertebrados (vetores) destes parasitas são escassos. As abordagens moleculares utilizadas para caracterizar esses parasitas têm auxiliado na compreensão da diversidade de espécies e relações filogenéticas. Metodologias convencionais de PCR (cPCR) combinada com sequenciamento de DNA, que substituíram parâmetros taxonômicos morfológicos, dependente de microscopia laboriosa, e culturas, apresentam algumas limitações: em geral detectam apenas o parasita predominante, exigindo muito trabalho de clonagem/sequenciamento, tornando assim essa técnica limitada nas infecções mistas. O método de metabarcoding baseado em sequenciamento de nova-geração (NGS) reduz tais limitações, com primers específicos para os grupos de interesse (famílias, gêneros ou espécies) utilizados para amplificar com alta sensibilidade DNA de diferentes espécies em uma única amostra, que são sequenciados em larga escala, identificando virtualmente todas as espécies dos grupos taxonômicos de interesse. O objetivo deste estudo é analisar a diversidade, inferir filogeografias, analisar associações de parasitas e contribuir para a taxonomia de espécies de tripanossomas e hemogregarinas de hospedeiros de ambiente aquático/semiaquático (anuros e peixes) e potenciais vetores (sanguessugas), dos continentes Africano e Americano (América do Sul). Com esse propósito, além da taxonomia integrativa baseada na caracterização morfológica e DNA barcoding, o estudo pretende caracterizar amostras de campo utilizando diferente métodos moleculares: 1) Metabarcoding com o auxílio de sequenciamento de nova-geração (NGS); 2) Fluorescent Fragment Length Barcoding (FFLB) para detecção e genotipagem de parasitas; 3) Análises de genes mitocondriais (COI, COIII e CytB) obtidos por PCR-sequenciamento de hemogregarinas; e 4) Barcoding tradicionais baseados nos genes SSU rRNA para tripanossomas e hemogregarinas e gGAPDH para tripanossomas, empregando PCR, Nested-PCR, clonagem (para avaliar infecções mistas) e sequenciamento.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
L. P. ÚNGARI; E. C. NETHERLANDS; A. L. Q. SANTOS; L. A. VIANA; R. J. DA SILVA; L. H. ODWYER. Há somente uma espécie de Hepatozoon infectando caimans brasileiros? Taxonomia integrativa desvendando essa diversidade parasitária. Brazilian Journal of Biology, v. 84, . (18/00754-9, 18/09623-4, 23/07336-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.