Bolsa 24/00141-8 - Educação em saúde, Enfermagem perioperatória - BV FAPESP
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Validação de material educativo para paciente submetido a cirurgia colorretal

Processo: 24/00141-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2024
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Cassiane de Santana Lemos
Beneficiário:Sarah Vendramini Vidotto
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/12950-2 - Ansiedade e satisfação do paciente cirúrgico submetido a intervenção educativa: ensaio clínico-randomizado, AP.R
Assunto(s):Educação em saúde   Enfermagem perioperatória   Neoplasias do cólon
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:educação em saúde | Enfermagem Perioperatória | Neoplasias do colo | Recuperação Pós-Cirúrgica Melhorada | Enfermagem

Resumo

Introdução: O Enhanced Recovery After Surgery (ERAS) protocolo ou protocolo de aceleração da recuperação pós-cirúrgica caracteriza-se por um conjunto de intervenções multimodal com o objetivo de redução do tempo de recuperação do paciente cirúrgico. Desta forma, a equipe de enfermagem é fundamental para o apoio a adesão e implementação do protocolo ERAS nos serviços de saúde, com papel significativo de educação em saúde no período pré-operatório. Objetivos: Avaliar o efeito da aplicação de ações educativas no período pré-operatório e na alta hospitalar, no processo de aceleração da recuperação dos pacientes submetidos a cirurgias colorretais. Método: O estudo será composto por duas etapas, com a construção e validação de uma cartilha educativa na primeira etapa, e execução na segunda etapa de um ensaio clínico randomizado, a ser desenvolvido na unidade de gastroenterologia e ambulatório de um hospital de grande porte. A amostra será composta por pacientes adultos submetidos à cirurgias eletivas colorretais, alocados de maneira randomizada em grupo controle e intervenção, com a aplicação do instrumento IDATE para avaliação de ansiedade e o instrumento EORTC IN-PATSAT32 para avaliação de satisfação do paciente. Resultados esperados: Espera-se que o estudo identifique a importância da educação em saúde aos pacientes submetidos a cirurgias eletivas colorretais, destacando a relevância desta intervenção para os desfechos que influenciam o processo de aceleração da recuperação pós-cirúrgica como ansiedade pré e pós-operatória e satisfação do paciente com o cuidado prestado.

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