Busca avançada
Ano de início
Entree

PREDITORES DE GRAVIDADE E NOVOS TRATAMENTOS PARA NEOPLASIAS DA MEDULA ÓSSEA/ Manutenção de zebrafish e auxílio em experimento in vivo.

Processo: 24/01052-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de março de 2024
Vigência (Término): 31 de março de 2025
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Sara Teresinha Olalla Saad
Beneficiário:Isabella Charaba Rocha
Instituição Sede: Centro de Hematologia e Hemoterapia (HEMOCENTRO). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/21801-2 - Preditores de gravidade e novos tratamentos para neoplasias da medula óssea, AP.TEM
Assunto(s):Rho GTPase activating protein 21   Epigenômica   Hematologia   Leucemia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arhgap21 | epigenética | Hematologia | Leucemia | Lma | Hematologia

Resumo

Conforme proposto, durante a execução do projeto temático serão realizados experimentos em modelo de zebrafish (peixe zebra). Este modelo experimental será utilizado para a avaliação da participação da proteína ARGAP21 nos processos de hematopoese e angiogênese, com o objetivo de confirmar resultados obtidos com experimentos in vitro.O modelo de zebrafish possui inúmeras vantagens, como maior facilidade de criação em comparação a roedores e alta taxa reprodutiva. Os embriões e as larvas do peixe são completamente transparentes, facilitando a observação dos efeitos de manipulação genética ou tratamentos. Além disso, seu genoma possui alta similaridade com o genoma humano e é facilmente manipulável, pois os embriões conseguem absorver reagentes introduzidos na água.Assim, este modelo tem sido cada vez mais utilizado na pesquisa científica.A utilização dos animais se dará através de parceria com o Prof. Hernandes de Carvalho, do Instituto de Biologia da Unicamp, que criou estrutura apropriada para a manutenção e experimentação deste modelo em seu laboratório. Os experimentos serão conduzidos por um aluno de doutorado e um pós-doutor, auxiliados por um bolsista de treinamento técnico.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)