Bolsa 23/17674-6 - COVID-19, Desigualdades - BV FAPESP
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Implementação de Políticas Educacionais e Desigualdades frente a Contextos de Pandemia pelo Covid-19

Processo: 23/17674-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2024
Data de Término da vigência: 12 de abril de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz
Beneficiário:Irlaine Aparecida Favoretto
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/08719-0 - Implementação de políticas educacionais e desigualdades frente a contextos de pandemia pelo COVID-19, AP.R
Assunto(s):COVID-19   Desigualdades   Pandemias   Educação escolar básica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Covid-19 | Desigualdades | Educação | Implementação de Políticas Educacionais | Pandemia | Educação básica

Resumo

Este projeto visa produzir evidências científicas para nortear a elaboração de estratégias de implementação de políticas públicas educacionais que contribuam com os desafios educacionais da pandemia do Coronavírus e com o enfrentamento de possíveis futuras crises similares. No contexto da pandemia do Covid-19, o distanciamento social adotado pela maioria dos países implicou no fechamento das escolas e universidades. Políticas emergenciais têm sido implementadas nas redes públicas e privadas de ensino. A pandemia produziu mudanças na organização do trabalho e na relação que as instituições de ensino mantêm com os alunos, as famílias e suas comunidades. Alunos e professores, bem como pais e comunidade em geral, não foram preparados para processos de ensino e aprendizagem por meio do uso do ensino remoto, realizado em casa. Há diferenças em termos de acesso ao computador, conexão à internet, espaço em casa e apoio familiar no processo de aprendizagem. Níveis de renda das famílias, a localização geográfica e o caráter urbano ou rural dos estabelecimentos de ensino das unidades escolares também influenciam as soluções propostas. Essa situação revelou uma nova face das desigualdades no sistema educacional, que opera em nível mundial. Esta pesquisa se organizará em torno de três países (França, Chile e Brasil). Na França e no Brasil, haverá mais de um bloco temático, envolvendo instituições e pesquisadores distintos (professores e alunos de pós graduação). As abordagens de pesquisa serão: 1) quantitativa, visando medir incidência sobre a desigualdade escolar; e, 2) qualitativa buscando compreender as estratégias de ação com coleta de dados por meio de entrevistas, compilação de narrativas e realização de rodas de conversas com crianças, bem como filmagens para observação de sala de aula.

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