Bolsa 23/16295-1 - Antropologia da religião, Multiculturalismo - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Ensino Religioso no Brasil e no Canadá: Confessional, plural ou multicultural?

Processo: 23/16295-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2024
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia
Pesquisador responsável:Paula Montero
Beneficiário:Guilherme Borges Ferreira Costa
Supervisor: Lori G. Beaman
Instituição Sede: Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Ottawa (uOttawa), Canadá  
Vinculado à bolsa:22/13618-1 - Ensino Religioso no Brasil e no Canadá: Confessional, plural ou multicultural?, BP.PD
Assunto(s):Antropologia da religião   Multiculturalismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acomodações Razoáveis | Antropologia da Religiao | Ensino religioso | Multiculturalismo | Pluralismo | Antropologia da Religião

Resumo

Procura-se, com esta pesquisa, empreender uma análise comparativa entre as formas pelas quais as políticas de Estado do Brasil e do Canadá são operacionalizadas para regular a crescente diversidade religiosa e não religiosa presente nos dois países. Para que assim possa ser feito, adota-se um caminho não usual, que passa por investigar como a disciplina escolar Ensino Religioso é formatada e ofertada em escolas públicas do Paraná e de Quebec. A escolha por um recorte que privilegie esse estado e essa província se deve ao fato de ambos se destacarem, nos respectivos cenários nacionais, pela abordagem acionada em seus currículos de Ensino Religioso quando o que está em jogo são os dilemas decorrentes da adoção institucional das agendas do pluralismo e do multiculturalismo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)