Bolsa 24/00191-5 - Corrosão, Microestruturas - BV FAPESP
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Estudo da microestrutura da liga aa5052-h32 e aço bifásico soldados por fricção e mistura (fsw) e o comportamento frente à corrosão

Processo: 24/00191-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2024
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2025
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Física
Pesquisador responsável:Isolda Costa
Beneficiário:Giovanni Brandi Cirillo Iazigi
Instituição Sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Corrosão   Microestruturas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aço bifásico | corrosão | Fsw | Liga AA5052 | microestrutura | Soldagem por Fricção e Mistura | Corrosão

Resumo

Este plano de trabalho aborda a relevância da liga de alumínio AA5052, e do aço bifásico DP600 na indústria automotiva, devido às suas propriedades físicas e mecânicas. Destaca-se o desafio da soldagem convencional de ligas de alumínio devido à formação de camadas de óxido, solubilidade de hidrogênio e alta condutividade térmica. O processo de soldagem por fricção e mistura (FSW) é apresentado como uma alternativa eficaz, permitindo a união de ligas de alumínio com materiais diferentes.A pesquisa proposta, tem como objetivo investigar a resistência à corrosão da liga de alumínio 5052-H32 soldada com o aço dual phase DP600 pelo método FSW. A metodologia inclui a caracterização da microestrutura, avaliação do acoplamento galvânico e monitoramento do desenvolvimento da corrosão usando técnicas eletroquímicas.Ressalta-se a importância dessa pesquisa para a indústria automotiva, destacando a substituição de chapas de aço por chapas de alumínio, resultando em uma contribuição significativa para a redução de peso e despesas, além de ser mais sustentável, fazendo com que veículos sejam mais eficientes.

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