Bolsa 24/01674-0 - Currículos e programas, Tecnologias emergentes - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Temáticas socioambientais complexas, emergentes e emergenciais: caminhos de uma abordagem multidimensional integradora

Processo: 24/01674-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2024
Data de Término da vigência: 31 de março de 2025
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Acordo de Cooperação: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Roseli de Deus Lopes
Beneficiário:Adailton Antônio Galiza Nunes
Instituição Sede: Instituto de Estudos Avançados (IEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/06977-5 - Estudo de implementação de inovações curriculares, estratégias pedagógicas e tecnologias emergentes para qualidade-equidade na educação básica, AP.TEM
Assunto(s):Currículos e programas   Tecnologias emergentes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Currículos e programas | Professores de educação básica | Tecnologias Emergentes | Temáticas socioambientais complexas | Engenharias

Resumo

O projeto tem como objetivo identificar e analisar o uso conjunto de duas abordagens curriculares, a saber: 1) temáticas socioambientais complexas e 2) tecnologias emergentes, tais como ambientes metapresenciais e imersivos de co-aprendizagem. O objeto de pesquisa são os cursos de formação inicial de professores para a educação básica no Brasil, os quais foram previamente cartografados em estudos da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica. O principal corpo documental serão os Projetos Político-Pedagógicos das licenciaturas que apresentaram inovações em suas práticas curriculares. Outras fontes primárias serão observações diretas e intensivas por meio de entrevistas não estruturadas com coordenadores destes cursos, direcionando a atenção à abordagem curricular conjunta acima mencionada. A hipótese de trabalho é que a introdução de tecnologias emergentes nas práticas pedagógicas viabiliza o desenvolvimento de percepções interdependentes e sistêmicas de mundo ao integrar métodos didáticos distintos e não tradicionais na abordagem de problemas. Tal procedimento favorece docentes e discentes a trabalharem temáticas socioambientais de maneira participante, crítica, aberta e atuante no cotidiano. Outra hipótese é que, embora tais tecnologias estejam baseadas em estruturas de dominação de informação e conhecimento, sua incorporação nos currículos fomenta a democratização do saber e a autonomia dos sujeitos. Como produto final, deseja-se estabelecer uma proposta de disciplina a ser ministrada no Programa Licenciatura Interdisciplinar em Ciências USP que possua abordagem conjunta - temáticas socioambientais complexas e tecnologias emergentes.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)