Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização do papel da Galectina-3 nas alterações cardiovasculares associadas a hipertensão arterial induzida por dieta hipersódica.

Processo: 24/02931-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2024
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2025
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Cardiorenal
Pesquisador responsável:Rita de Cassia Aleixo Tostes Passaglia
Beneficiário:Letícia Yumi Okada
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Galectina 3   Hipertensão   Sódio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:galectina-3 | hipertensão | Sódio | Hipertensão, Biologia Vascular

Resumo

A hipertensão arterial é uma condição fisiopatológica que acomete grande parte da população mundial e uma das principais causas de mortalidade precoce. É caracterizada pela elevação persistente da pressão arterial, a qual pode estar relacionada a fatores genéticos e ambientais como, por exemplo, o consumo excessivo de cloreto de sódio (NaCl). O excesso de NaCl induz retenção hídrica, aumento da resistência vascular periférica, alterações na função do endotélio vascular e na modulação neural autonômica, levando a aumento da volemia e da pressão arterial. Os vasos sanguíneos são constituídos por três túnicas: a íntima, a média e a adventícia. A disfunção vascular associada à hipertensão arterial é causada por modificações funcionais e estruturais nessas túnicas, e caracterizada por alterações na reatividade a agentes contráteis e vasodilatadores, aumento da proliferação e migração de células do músculo liso vascular (CMLVs) e disfunção das células endoteliais. Essas anormalidades vasculares estão geralmente associadas à presença de estresse oxidativo e processo inflamatório. A Galectina-3 (Gal-3) é uma proteína de ligação a B-galactosídeos que possui propriedades anti-apoptóticas, proliferativas e pró-inflamatórias, regulando diversos processos celulares, como crescimento celular, fibrose, reparo tecidual e angiogênese. Sabe-se que a Gal-3 é expressa por CMLVs e está envolvida na disfunção cardiovascular e no remodelamento cardíaco na insuficiência cardíaca (IC), mediando processos inflamatórios e de migração celular. Considerando que a Gal-3 é utilizada como biomarcador na insuficiência cardíaca (IC) e na aterosclerose, que Gal-3 contribui para o remodelamento da matriz extracelular (MEC) vascular, mas que seu papel na hipertensão arterial não é ainda conhecido, nosso estudo avaliará se Gal-3 contribui para a disfunção vascular observada na hipertensão arterial. Nossa hipótese é que há aumento dos níveis de Galectina-3 no quadro hipertensivo e que este aumento está relacionado à disfunção cardiovascular, representada inicialmente por alterações da reatividade vascular e pela presença de alterações estruturais cardíacas e vasculares.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)