Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da atividade farmacológica in vitro de derivados de dipeptidil nitrilas em linhagens de células de câncer de fígado e pâncreas.

Processo: 24/01035-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2024
Vigência (Término): 30 de abril de 2025
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Andrei Leitão
Beneficiário:Vinicius Gonçalves Satkauskas
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Antineoplásicos   Neoplasias pancreáticas   Carcinoma hepatocelular   Farmacologia   Química médica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atividade antineoplásica | cancer de pancreas | Ensaios Celulares | hepatocarcinoma | inibidores de cisteíno catepsinas | mecanismo de ação | Química Medicinal

Resumo

Os cânceres de pâncreas e fígado apresentam uma das mais elevadas taxas de mortalidade de acordo com o INCA, com várias limitações quimioterapêuticas. As catepsinas B, L e S estão envolvidas no processo neoplásico, sendo alvos terapêuticos para o estudo de inibidores covalentes reversíveis e irreversíveis. Dentre os diversos tipos de inibidores, os derivados de dipeptidil nitrilas têm sido estudados em diversos tipos de câncer, sendo que seus derivados oxidados (oximas) também têm encontrado aplicação farmacológica. Neste projeto, estudos in vitro usando culturas celulares bidimensionais com linhagens celulares de adenocarcinoma de pâncreas (MIA PaCa-2 e BxPC-3) e de fígado (HepG2) serão usados para quantificar a atividade e inibição das catepsinas B, L e S para uma série contendo 15 compostos e a resposta fenotípica celular usando vários métodos: colorimetria, fluorimetria, microscopia de fluorescência e microscopia eletrônica. Os estudos serão aplicados para relacionar a inibição enzimática à atividade farmacológica e resposta fenotípica na célula. Estes ensaios poderão ser realizados com os inibidores isolados ou em combinação com um fármaco de referência. O projeto visa identificar novos compostos para o desenvolvimento de uma estratégia terapêutica promissora de acordo com a gênese de fármacos. Os resultados alcançados oferecerão uma percepção mais aprofundada sobre a potencial eficácia dos derivados de dipeptidil nitrila para os tratamentos de carcinoma de pâncreas e de fígado.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)