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Viabilizando a pesquisa: espaços, estudos e reflexões junto à equipe

Processo: 24/02452-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2024
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Acordo de Cooperação: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha
Beneficiário:Mírian Lima dos Santos Bueno
Instituição Sede: Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais (EHJS). Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/06833-3 - Construindo pontes entre a educação infantil e o ensino fundamental, AP.EP
Assunto(s):Educação escolar básica   Ensino fundamental   Ensino público
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Básico | Ensino Fundamental | ensino público | Ensino Público

Resumo

Por se tratar de Projeto de Pesquisa que tem por objeto a transição da Educação Infantil para o EnsinoFundamental, a participação de gestores (diretores ou vice-diretores) trará importantes contribuiçõespara o seu desenvolvimento e viabilizará benefícios imediatos à escola. As ações do Projeto incluemreflexões e revisões de documentos (Relatório Individual da Trajetória Educacional da Criança, FichaDescritiva de Avaliação do Aluno e Ficha de Matrícula, Projetos Político-Pedagógicos, DiretrizesCurriculares Municipais), bem como a compreensão da perspectiva das crianças (com a aplicação deum jogo), familiares (por entrevistas) e colegas docentes (pela produção de narrativas) sobre oprocesso de transição. Dentre essas ações, as atividades a serem realizadas pelos gestores bolsistasestão: estudos previamente indicados pelas pesquisadoras, a participação em reuniões quinzenaisrealizadas durante a vigência do Projeto, para compartilhamento dos estudos realizados e de dadosproduzidos pela equipe de pesquisa, análise sobre os Projetos Político-pedagógicos. Este Plano deAtividades conta, ainda, com a necessária tarefa de viabilizar os espaços compatíveis para arealização das atividades da pesquisa. Como resultado final, os gestores bolsistas colaborarão naelaboração de ações decorrentes dos estudos e dos dados produzidos, para compor o Programa deTransição Educação Infantil-Ensino Fundamental, em formato digital, preferencialmente um e-book,que reunirá um conjunto de experiências inovadoras que poderão trazer não apenas benefíciosimediatos à escola, como para toda a rede, por sua disponibilização para todos os docentes e gestoresda educação. (AU)

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