Bolsa 24/04570-0 - Discurso, Jovens - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Leitura e humor: representações do jovem como leitor em gêneros humorísticos

Processo: 24/04570-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2024
Data de Término da vigência: 29 de março de 2025
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Luzmara Curcino Ferreira
Beneficiário:Jeniffer Aparecida Pereira da Silva
Supervisor: Cristina Aliagas Marin
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), Espanha  
Vinculado à bolsa:21/11111-4 - "Não se brinca com coisa séria": O humor em discursos sobre a leitura, BP.DR
Assunto(s):Discurso   Jovens   Leitura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bons leitores | Discurso | Gêneros Humorísticos | jovens | Leitura | Maus leitores | Análise do Discurso e História Cultural da Leitura

Resumo

Como parte integrante da pesquisa de doutorado em curso, intitulada "Não se brinca com coisa séria: o humor em discursos sobre a leitura", cujo objetivo geral é analisar textos de caráter humorístico (charges, cartuns, tiras, memes e piadas) de formulação e circulação exclusivas ou prioritariamente virtuais, tanto de origem institucional e profissional (jornais e revistas) quanto não institucional e leiga (sites pessoais), que tenham por tema a leitura, ou seja, a condição leitora, nesta proposta de pesquisa para realização de estágio de doutorado no exterior objetivamos verificar mais detidamente a hipótese segundo a qual a leitura, dado o seu valor simbólico em nossa sociedade, não é em geral o foco do humor em textos de gêneros que têm este objetivo, o qual recai antes sobre os sujeitos representados como leitores desviantes, como maus leitores, como não leitores. Em grande medida, além de serem sujeitos identificados como membros das classes pauperizadas, grande parte desses sujeitos representados são principalmente jovens. Tendo em vista a centralidade dos jovens nessas representações, especialmente aqueles de camadas populares, seja como personagem representada, seja como autor dos textos, seja como público leitor desses textos de viés humorístico, entendemos ser este um aspecto que merece nossa análise e no qual pretendemos nos debruçar mais detidamente, contando para isso com a supervisão da Profa Dra Cristina Aliagas, docente da Universitat Autònoma de Barcelona, especialista na análise de crenças, valores e hábitos de leitores jovens.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)