Bolsa 23/17857-3 - Musicologia - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

O conceito de figura retórico-musical nos tratados Musica Poetica (1606) de Joachim Burmeister e Musices poeticae, sive De compositione cantus praeceptiones (1613) de Johannes Nucius.

Processo: 23/17857-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2024
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2026
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Monica Isabel Lucas
Beneficiário:Pedro Seara Pastor
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Musicologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conceito de figura retórico-musical no séc | Joachim Burmeister | Johannes Nucius | Música no mundo da reforma luterana no séc | Retórica musical do séc | Tratadística musical do séc | Xvii | Musicologia

Resumo

Entre os séculos XVI e XVIII, uma série de tratados musicais que relacionam aspectos da disciplina retórica com o ato composicional foi elaborada nas regiões em que vigorou a Reforma Luterana. A essa nova forma de se pensar a música deu-se o nome de musica poetica. Dentro do recorte temporal da musica poetica, o século XVII aparece como sendo o período de assimilação do conceito de figura de retórica para a composição musical. Esta pesquisa propõe-se a analisar o conceito de figura em dois dos mais importantes tratados da época, Musica Poetica (1606) de Joachim Burmeister (1564-1629) e Musices poeticae, sive De compositione cantus praeceptiones (1613) de Johannes Nucius (1556-1620). Seguindo as próprias convenções do século XVII e pautando-se em discussões presentes na literatura linguística, buscar-se-á, nesta pesquisa, definir o conceito de figura em cada um dos tratados. Comparando-os, investigar-se-á principalmente como se idealiza a relação entre a figura e a não-figura musical. Espera-se assim, dar luz à natureza e às vicissitudes da conceituação das figuras retórico-musicais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)