Bolsa 23/17953-2 - Teatro contemporâneo, Processo criativo - BV FAPESP
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Solo autoral no teatro contemporâneo: acúmulo de funções pelo/a artista em cena e a figura do orientador-provocador artístico

Processo: 23/17953-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2024
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2027
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Vinicius Torres Machado
Beneficiário:Maria Amelia Bethovem Farah
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Teatro contemporâneo   Processo criativo   Artistas   Autor   Autoria
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autoria | Dispositivo de criação | Orientador-provocador | processo criativo | Solo teatral | Teatro Contemporâneo | Poéticas da Cena

Resumo

O presente projeto tem por objetivo investigar, na emergência de solos autorais no teatro paulistano contemporâneo, quais os procedimentos de criação vêm sendo desenvolvidos a partir das novas divisões de funções entre os artistas envolvidos neste tipo de processo. Em um solo autoral, as funções consideradas nucleares do processo criativo (atuação, dramaturgia e direção) são acumuladas por uma/um artista, necessitando da participação de orientadores-provocadores que auxiliem na criação a fim de suprir algumas demandas relacionadas a funções que foram incorporadas (como dramaturgia e direção). Esses criadores, que podemos chamar de orientadores-provocadores, são aqueles que auxiliam no processo para despertar a criação e a autoria no outro, estando, portanto, mais intimamente ligados ao processo do que ao discurso estético. É por isso que o presente projeto tem por foco de pesquisa os conceitos de orientador-provocador, autoria e processo criativo. Tendo me dedicado a exercer essa função nos últimos anos, pretendo nesse projeto contextualizar essa prática dentro do teatro paulistano, identificar procedimentos e conceitos comuns a um processo de criação autoral e sistematizar dispositivos que auxiliem no mesmo. Nesse sentido, a pesquisa analisa como o processo de criação de solos autorais se aproxima e se distancia de outros processos criativos, com destaque para os processos colaborativos desenvolvidos no âmbito de teatro de grupo, e questiona o lugar histórico desses processos no sistema de produção teatral paulistano contemporâneo. Ao fazê-lo, busca-se compreender como esses trabalhos se relacionam com o contexto cultural e as características da cena do nosso tempo e da nossa cidade. (AU)

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