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As condições de oferta de educação nos territórios rurais do estado de São Paulo (2010 - 2021).

Processo: 24/04089-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2024
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Fabiana de Cássia Rodrigues
Beneficiário:João Victor Pavesi de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:23/02523-2 - Direitos à educação em territórios rurais do estado de São Paulo: subsídios para as ações do Ministério Público Paulista, AP.PP
Assunto(s):Direito à educação   São Paulo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Direito à Educação | oferta educacional | São Paulo | Territórios rurais | Educação em territórios rurais

Resumo

O trabalho investiga a oferta de educação da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio nos territórios rurais do Estadode São Paulo. Para tanto, pretende-se levantar dados sobre as condições de oferta, o perfil dos docentes, condições de trabalho e dedesenvolvimento de projetos pedagógicos que contemplem a diversidade social e técnico-produtiva das áreas rurais. As fontesutilizadas serão: 1) os microdados do Censo Escolar; 2) a análise de desempenho das escolas por meio do SARESP (Sistema deAvaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e do IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de SãoPaulo) no período entre 2010 e 2021; 3) dados primários produzidos a partir de questionário enviado pelo Ministério Público àsSecretarias Municipais de Educação do Estado de São Paulo. Os dados qualitativos dos questionários fornecerão informações sobre ascondições de oferta e demanda; condições de trabalho docente, demandas pedagógicas, processos de ensino-aprendizagem edesenvolvimento dos estudantes, necessidades peculiares com relação à transporte escolar; presença ou não dos princípios daeducação do campo como orientadores da política educacional.

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