Bolsa 24/06023-7 - Biorrefinarias, Educação escolar básica - BV FAPESP
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Desenvolvimento de percurso formativo na temática da transição energética - refinarias de petróleo para biorrefinarias - para o ensino da ODS 7 da Agenda da ONU 2030 para estudantes de ensino médio

Processo: 24/06023-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2024
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2025
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Roberta Ceriani
Beneficiário:Jean Augusto Prado
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/11380-5 - CPTEn - Centro Paulista de Estudos da Transição Energética, AP.CCD
Assunto(s):Biorrefinarias   Educação escolar básica   Extensão universitária   Transição energética
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:biorrefinarias | Educação Básica | Extensão universitária | Transição Energética | Ensino em engenharia

Resumo

A transição energética das refinarias de petróleo para as biorrefinarias engloba também a obtenção de compostos químicos, tradicionalmente oriundos da petroquímica. O fracionamento do petróleo e os processos de reforma e craqueamento promovem a obtenção de produtos de alto valor energético, como gasolina, diesel e querosene, além de produtos que abastecem a indústria petroquímica como asfaltenos, óleos lubrificantes, alcanos de um a vinte carbonos, olefinas, naftênicos e aromáticos. Assim, as biorrefinarias alinham processos de conversão de biomassa (renovável), de forma análoga a uma refinaria de petróleo (não-renovável). Esse é o tema a ser desenvolvido nessa IC dentro do Programa "Olhos no Futuro", que está sendo desenvolvido desde 2019 e já conta com 14 unidades de ensino e pesquisa da UNICAMP, sendo a Faculdade de Engenharia Química - FEQ, uma delas. O Programa "Olhos no Futuro" apresenta diferentes propostas de interação com as(os) alunas(os) da escola pública em torno dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, a partir de uma abordagem totalmente interdisciplinar, tendo o ensino pela pesquisa como um dos seus princípios. Nesse sentido, esse projeto de IC envolve o ODS 7 - Energia acessível e limpa, e seus enlaces com o ODS 4 - Educação de qualidade. A partir da identificação das competências específicas em cada área do conhecimento, e dentro delas as habilidades e seus códigos na Base Nacional Comum Curricular, o projeto desenvolverá o processo formativo, que integra saberes científicos, conceituais e metodológicos, a serem concebidos e sistematizados no contexto da transição refinaria de petróleo - biorrefinaria. Será produzido material didático-pedagógico, com o foco em estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Médio, para ações extensionistas em escola estadual. A ideia norteadora das atividades interliga-se com os objetivos de desenvolvimento do ensino médio, que é assegurar às(aos) alunas(os) envolvidas(os) "uma formação que, em sintonia com seus percursos e histórias, permita-lhes definir seu projeto de vida, tanto no que diz respeito ao estudo e ao trabalho, como também no que concerne às escolhas de estilos de vida saudáveis, sustentáveis e éticos", conforme a BNCC.

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