Bolsa 24/06889-4 - Avaliação institucional, Violência escolar - BV FAPESP
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Avaliação institucional e inovação educacional: um caminho para a prevenção e a minimização da violência nas escolas públicas municipais de campinas (sp)

Processo: 24/06889-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2024
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:Lucas Catib de Laurentiis
Beneficiário:Thatiane Carneiro Sotano Machado
Instituição Sede: Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais (EHJS). Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:23/10005-1 - Projeto Égide: Violência, educação e vigilância em Escolas do Município de Campinas, AP.PP
Assunto(s):Avaliação institucional   Violência escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação Institucional | Direitos humanos na escola | Políticas públicas em Educação | Violência escolar | Avaliação institucional escolar

Resumo

A violência nas escolas tem sido alvo de atenção da sociedade e constitui desafiopara gestores escolares e professores que atuam na educação básica. Há, porém, umasingularidade que está sendo vivenciada no Brasil, nesse início da terceira década do séculoXXI, mais precisamente no ano de 2023, que tem mobilizado o poder público expresso,principalmente, pelas secretarias de educação e de segurança pública dos municípios eestados brasileiros. Repensar e ressignificar o cotidiano escolar, em uma perspectivainovadora, considerando o desencadear de ações na direção de prevenir e minimizar aviolência e os seus efeitos nas escolas, torna-se urgente. A rede pública municipal deeducação de Campinas (SP) apresenta um diferencial ao que se refere à realização daavaliação institucional conduzida por uma comissão própria de avaliação (CPA) constituídanas unidades escolares. Nesse cenário de urgência, a avaliação institucional e a inovaçãoeducacional têm potencial para contribuir com a inibição da violência nas escolas. Nessaperspectiva, constitui objetivo desse estudo investigar os contributos da avaliaçãoinstitucional e da inovação educacional para a prevenção e a minimização da violência nasescolas públicas municipais de Campinas. Em uma abordagem qualitativa de pesquisa, semdesprezar os dados quantificáveis, estão inscritas as pesquisas bibliográfica e empírica. Aprodução de material empírico se dará em três fases. Na primeira fase, será realizadaanálise documental do projeto pedagógico de cinco escolas selecionadas para entrevista.Na segunda fase, será aplicado questionário misto e na terceira fase será realizadaentrevista semiestruturada. O lócus da pesquisa serão as escolas que integram a redepública municipal de educação de Campinas e que apresentam a CPA constituída. Osparticipantes da pequisa serão o Secretário de Educação e os integrantes da equipe degestão escolar. A priori, intenta-se que todos os gestores escolares respondam aoquestionário. Os participantes da entrevista serão o Secretário de Educação e os integrantesda equipe de gestão escolar de cinco escolas, com critério ainda a ser definido, de modo acontemplar uma escola pertencente a cada Núcleo de Ação Educactiva Descentralizada(Naed) da rede pública municipal de educação de Campinas. A relevância desse estudoreside no potencial para ampliar o campo de estudo que versa sobre políticas públicas emeducação, além de desencadear reflexão e subsídios para ações de educadores, ao que serefere à prevenção e remediação da violência na escola e para a construção de uma culturade paz. Como resultado, a pesquisa almeja contribuir para ações efetivas articuladas aosobjetivos do projeto Égide. Intenta-se que a pesquisa tenha potencial, ainda, para contribuircom a definição e redefinição de políticas públicas que inibam a violência e corroborempara a constução de um clima pacífico nas escolas.

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