Bolsa 24/03004-1 - Arquivo sonoro, Artes cênicas - BV FAPESP
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Descrição e catalogação dos documentos do acervo de Tunica Teixeira

Processo: 24/03004-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2024
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2025
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Rafaella Uhiara
Beneficiário:Gabriel Wander Maas da Silva
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/15032-4 - Arquivos sonoros de teatro: implementação de uma base para a pesquisa da dimensão sonora em artes cênicas, AP.JP
Assunto(s):Arquivo sonoro   Artes cênicas   História do teatro   Sonologia   Teatro brasileiro
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:arquivo sonoro | Artes Cênicas | Documentação Teatral | história do teatro | Sonologia | Sound Studies | Teatro brasileiro | Arquivos Sonoros de Teatro

Resumo

O projeto de pesquisa "Arquivos sonoros de teatro" visa a implementação de uma base teórica, metodológica e documental para as pesquisas sobre a dimensão sonora das artes cênicas. Para tal, a equipe parte do estudo de um acervo modelo: o espólio da sonoplasta paulista Maria Antonia Ferreira Teixeira, adquirido pelo Centro de Documentação Teatral (CDT) da Escola de Comunicações e Artes da USP, onde o projeto é realizado.Tunica Teixeira, como era conhecida, atuou durante 48 anos na cena teatral paulistana, tendo deixado um legado de mais de 300 criações sonoras para a cena. Ela trabalhou nos teatros mais emblemáticos da capital paulista, como o TBC e o CPT, e com encenadores como Antunes Filho, Bibi Ferreira, Emilio di Biasi, José Possi Neto, Antônio Abujamra, Iacov Hillel, Celso Nunes, Francisco Medeiros e Fauzi Arap. Seu espólio, de interesse evidente para a história do teatro paulista, demanda um trabalho de arquivamento sem precedentes e, portanto, sem modelos ou metodologias.O estudo desse acervo é, portanto, a base do projeto. Por ser muito extenso, ele demanda muitas horas de trabalho. De fato, ele é composto por um grande número registros sonoros: 1.500 discos de vinil ("Long Playing Record" ou "LP"), 200 fitas magnéticas ("Compact Cassette" ou "K7"), 120 fitas cassete de gravação digital ("Digital Audio Tape" ou "DAT"), 4.000 discos compactos a laser ("Compact Disc" ou "CD"), 100 discos ópticos de armazenamento de dados ("MiniDisc" ou "MD"), mais de 1800 minutos de gravações em 300 fitas magnéticas de rolo ("Open Reel"), além de diversos outros materiais relacionados ao seu trabalho como livros, filmes, anotações.Para que a equipe possa localizar os diversos documentos do acervo de Tunica, eles precisam estar devidamente descritos e catalogados na base de dados. Este é precisamente o trabalho a ser executado por este bolsista TT1.

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