Busca avançada
Ano de início
Entree

Formação profissional para o ensino interdisciplinar: metodologias ativas para protagonismo estudantil - Linha 1 - Ano 2

Processo: 24/06607-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Vigência (Início): 01 de maio de 2024
Vigência (Término): 30 de abril de 2025
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Acordo de Cooperação: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Cristina Leite
Beneficiário:Arcenira Resende Lopes Targino
Instituição Sede: Instituto de Estudos Avançados (IEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/06977-5 - Estudo de implementação de inovações curriculares, estratégias pedagógicas e tecnologias emergentes para qualidade-equidade na educação básica, AP.TEM
Assunto(s):Ensino de ciências   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ensino de ciencias | formação de professores | integração curricular | ensino de ciências da natureza

Resumo

Este projeto temático visa conduzir uma pesquisa de implementação doPLIC/USP, mediante um estudo multi-métodos para avaliação de eficácia, efetividade eimpacto (de curto prazo) de elementos conceituais, curriculares, pedagógicos e tecnológicosconstitutivos da intervenção implementada, no contexto do Edital 35/SEB-MEC. Pretende-seavaliar inovações incluídas no protótipo implementado como curso experimental, como vetoresde transformação do modelo formativo de professores/as da Educação Básica nas universidadesbrasileiras, para além do âmbito específico da USP e do Estado de São Paulo. Conformedestacado no PLIC/USP, valorizando aspectos ético-políticos e humanísticos da formação, omarco normativo vigente postula a formação de profissionais capazes de atuar no sistemapúblico de educação com plena capacidade técnica, subsidiada por contínua atualizaçãocientífica e tecnológica, orientada por conceitos ampliados de ética, vocação e cidadania. Talperspectiva demanda programas de formação baseados em conhecimento científico, mediadospor tecnologias eficazes, orientados por estratégias ativas de ensino-aprendizagem efocalizados na comunidade, em práticas nos contextos reais de educação organizadas mediantetecnologias eficientes de gestão e competências críticas resolutivas. O uso de tecnologiasdigitais no campo da Educação, comumente designadas entre nós como "educação à distância"ou "ensino híbrido", tem sido celebrado ou demonizado com base em convicções e crenças, apartir de reduzidas justificativas técnicas e precário embasamento científico. Neste e em outrostemas cruciais, precisamos superar uma "educação baseada em crenças". Pesquisas sobreefetividade e impacto (positivo e negativo) de tecnologias educacionais emergentes podemcontribuir para promover o desenvolvimento humano e social, articulando sistemas deinovação e de bem-estar social, considerando a complexa dialética entre vetores econômicos,políticos e sociais. A geração de conhecimento sobre o impacto dessas estratégias de altaintensidade terá enorme utilidade para avaliar aspectos quantitativos e qualitativos da relaçãoentre incorporação de tecnologias e efeitos positivos sobre a educação. Na formação deprofissionais docentes é cada vez mais crucial a questão da eficiência das intervenções, que demodo algum se contrapõe à ideia de competência como capacidade de resolução de problemasconcretos. Alcança-se às vezes eficiência na produção de efeitos pedagógicos, com algum graude eficácia, mas com efetividade reduzida. Modos de ensino- aprendizagem intensivos emforça/tempo de trabalho, com recurso a técnicas artesanais de intervenção, procedimentossingulares de altíssimo custo e difícil operacionalização podem ser de elevada eficácia, porémperdem efetividade e se tornam inviabilizados no sentido de maior alcance social. Nesse momento, é necessário e oportuno promover modelos de formação de profissionais docentesqualificados, eticamente responsáveis, socialmente comprometidos, orientados para acomunidade, com ênfase em competências tecnológicas e focados na qualidade-equidade doprocesso de ensino-aprendizagem. Por todo o exposto, justifica-se a necessidade de criar eavaliar modelos formativos e soluções inovadoras de ensino-aprendizagem orientados parareduzir desigualdades em educação, usando as ciências da aprendizagem como base paratecnologias emergentes adequadas como instrumento para superação de vieses sociais, étnicos,geracionais e outros elementos de discriminação negativa perante o direito à educação.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)