Bolsa 24/07028-2 - Acolhimento, Educação infantil - BV FAPESP
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Educação Infantil no Município de Campinas em tempos de pandemia

Processo: 24/07028-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2024
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Acordo de Cooperação: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Maria Aparecida Guedes Monção
Beneficiário:Zélia Amorim de Proença
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/06986-4 - Educação infantil no município de Campinas em tempos de pandemia: desafios para o acolhimento e a garantia dos direitos dos bebês, crianças e famílias, AP.EP
Assunto(s):Acolhimento   Educação infantil   Pandemias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:acolhimento | Educação Infantil | Pandemia | educação Infantil

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar os desafios vivenciados pelas profissionais deEducação Infantil no acolhimento das crianças e famílias no retorno do atendimentopresencial durante a pandemia da Covid-19, visando à construção coletiva de práticaseducativas que atendam as demandas desses sujeitos. Trata-se de uma pesquisa-ação queserá realizada em dois Centros de Educação Infantil do Município de Campinas,envolvendo toda a comunidade escolar. Os procedimentos metodológicos para coletasde dados conjugam análise documental e grupos focais. Entre os resultados esperados,encontram-se: a constituição de prática educativas acolhedoras que respeitem os direitose as necessidades dos bebês e das crianças pequenas, nesse período de pandemia; aqualificação da gestão democrática por meio do aperfeiçoamento do trabalho coletivopara atender as demandas apresentadas pelas crianças, professoras, agentes, equipe deapoio e famílias; a produção de conhecimento sobre a Educação Infantil no período dapandemia envolvendo as práticas educativas realizadas, as reflexões empreendidas e osreferenciais teóricos adotados; a ampliação da participação das famílias no contextoeducativo de modo a potencializar o compartilhamento da educação dos bebês e dascrianças; o fortalecimento da pesquisa da prática educativa e da interlocução entreuniversidade e educação.

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