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Experiência escolar e comportamentos de risco na adolescência: um estudo transcultural no Brasil, Suíça e Uruguai

Processo: 24/08208-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de agosto de 2024
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2025
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Maria Fernanda Tourinho Peres
Beneficiário:Cézar Donizetti Luquine Júnior
Supervisor: Denis Ribeaud
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Zurich (UZH), Suíça  
Vinculado à bolsa:21/02334-0 - Determinantes contextuais e relacionais de comportamentos de risco à saúde entre adolescentes em escolas no município de São Paulo, BP.DD
Assunto(s):Adolescentes   Comparação transcultural   Escolas   Saúde do adolescente
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescentes | Ambiente Social | comparação transcultural | escolas | Saúde do adolescente

Resumo

A ocorrência de comportamentos de risco durante a adolescência está associada a vários desfechos negativos de saúde e de desenvolvimento, destacando a importância de compreender os fatores que influenciam tais comportamentos. Dada a complexidade dessas influências, o ambiente escolar emerge como cenário privilegiado para examinar essas dinâmicas. Esta proposta de pesquisa visa avançar um dos objetivos do projeto "Determinantes contextuais e relacionais de comportamentos de risco à saúde entre adolescentes em escolas no município de São Paulo", em execução no Brasil. Buscamos responder duas perguntas principais: (1) quais são as principais diferenças entre adolescentes de três cidades culturalmente diversas no Brasil, Suíça e Uruguai, especialmente em relação à experiência na escola? e (2) experiências ruins estão associadas a níveis mais altos de comportamento de risco entre eles? Para abordar essas questões, realizaremos uma investigação em duas etapas. Primeiramente, utilizaremos modelagem de equações estruturais para determinar a invariância de medida de uma escala que registra experiências escolares aplicada nos estudos. Em segundo lugar, descreveremos e examinaremos a associação entre a experiência escolar e a ocorrência de comportamentos de risco: consumo de álcool, tabagismo, uso de maconha, perpetração de bullying e comportamento transgressor. Além disso, serão consideradas covariáveis relevantes, como sexo e status socioeconômico, para ponderar potenciais fatores de confusão. Além disso, o componente de estágio no exterior desta proposta de pesquisa abrange vários objetivos transversais. Visa aprimorar o conhecimento teórico e prático no desenvolvimento de projetos de pesquisa sobre influências contextuais nos comportamentos de risco ao longo da vida, facilitar a análise colaborativa de dados e a interpretação de resultados de três cidades em três países diferentes, e fomentar habilidades de escrita acadêmica em inglês e métodos analíticos. Por meio desses esforços, este projeto de pesquisa visa contribuir para uma compreensão mais profunda da complexa interação entre experiências escolares e comportamentos de risco entre adolescentes, com implicações para esforços de intervenção e prevenção destinados a promover a saúde e o bem-estar dos adolescentes.

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